Título: | A execução da medida socioeducativa de prestação de serviços à comunidade no Distrito Federal |
Autor(es): | Moreira, Thais Alves |
Orientador(es): | Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de |
Coorientador(es): | Rodrigues, Dayane Silva |
Assunto: | Medidas socioeducativas Adolescentes Prestação de serviços à comunidade – medida socioeducativa |
Data de apresentação: | 31-Jul-2020 |
Data de publicação: | 2-Mar-2021 |
Referência: | MOREIRA, Thais Alves. A execução da medida socioeducativa de prestação de serviços à comunidade no Distrito Federal. 2020. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | O presente trabalho trata de uma pesquisa sobre a execução da medida socioeducativa de
Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) no Distrito Federal. Pretendeu-se discutir os
parâmetros que orientam o trabalho de execução da PSC a partir visão de profissionais do
sistema socioeducativo. Os referenciais teóricos buscam traçar um breve caminho de evolução
da política de atenção ao adolescente autor de ato infracional, até a criação da Lei nº 12584, a
Lei do SINASE, problematizando as medidas em meio aberto. Para a realização da pesquisa,
foram feitas entrevistas semiestruturadas com servidores e gerentes das unidades que atendem
as medidas socioeducativas em meio aberto no DF, além da participação em uma reunião de
grupo de trabalho do órgão gestor. A pesquisa tratou dos avanços na gestão e na execução das
medidas socioeducativas no DF, com enfoque no meio aberto e na PSC, especialmente a partir
da criação de parâmetros locais de trabalho. Concluiu-se que a falta de alinhamento das
concepções por parte dos profissionais que a executam, seja das unidades de atendimento ou
das instituições conveniadas, podem abrir brechas para intervenções pouco educativas ou
mesmo preconceituosas sobre os adolescentes atendidos. Por fim, a análise das entrevistas
levou a inferir que essa divergência de concepções impacta na qualidade e nos resultados do
trabalho desenvolvido e produz resultados divergentes dos objetivos traçados pela
socioeducação. Sugeriu-se, por fim, algumas recomendações com o objetivo de qualificar o
trabalho da execução da PSC no DF. |
Abstract: | The present work researches the execution of the socio-educational measure of Provision of
Services to the Community (PSC) in the Federal District. The aim is to discuss the parameters
that guide the work of implementing the PSC from the perspective of professionals in the socioeducational system. The theoretical frameworks seek to trace a brief path of the evolution of
the policies about adolescents who have committed an infraction, until the creation of Law No.
12584, the SINASE Law, questioning the opened way measures. In order to achieve the aimed
results, semi-structured interviews were carried out with civil servants and managers of the
units that attend socio-educational opened way measures in the Federal District, in addition to
participating in a working group meeting of the managing body. The research identified the
advances in the management and implementation of socio-educational measures in the DF,
focusing on the open way measures and the PSC, especially by the creation of local work
parameters. It was concluded that the lack of alignment of conceptions among the professionals,
whether from the care units or from the affiliated institutions, can lead to uneducated or even
prejudiced interventions on the served adolescents. Finally, the analysis of the interviews
showed that this divergence of conceptions impacts on the quality and results of the work
developed, affecting the achievement of the goals outlined by socio-education. Finally, some
recommendations were suggested in order to enhance the work of implementing the PSC in the
DF. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, 2020. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.