Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Faleiros, Vicente de Paula | - |
dc.contributor.author | Santos, Paula Maria Araújo dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Paula Maria Araújo dos. Juventude consciente: o que pensam os jovens dos centros olímpicos sobre a formação cidadã no ensino médio. 2020. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Para a mudança em um contexto social, a educação é parte fundamental na formação de
uma sociedade mais justa e equânime, cujos professores são peças importantes nesse
processo de formação cidadã. A partir desse pressuposto, este trabalho tem como
objetivo refletir sobre a cidadania e o reconhecimento plural de direitos propostos no
currículo do ensino médio, com base no artigo 206 da Constituição Federal. Ele também
faz uma análise da elaboração do conceito de cidadania em cinco Centros Olímpicos do
Distrito Federal, a partir da concepção de cinco jovens concluintes do ensino médio,
como participantes da pesquisa em um grupo focal, possibilitando identificar questões
em torno do contexto em que eles estavam inseridos com base na narrativa individual e
coletiva. A aprendizagem do conteúdo disciplinar do ensino médio tem revelado que a
referida proposta de educação como uma importante estratégia para a formação cidadã
do estudante, alicerçada em princípios democráticos e de perspectiva protagonista, cujo
emprego de forma transversal alcançaria os intentos propostos. A partir da reflexão do
referido estudo, que envolve relações de poder e de conflitos materializados na forma de
condutas pessoais, percebe-se uma política pública educacional que, visivelmente,
apresenta a cidadania no Currículo em Movimento e na Base Nacional Comum
Curricular do Ensino Médio, além de estar pautada na legislação desde a Constituição
de 1988. Todavia, se compromete nas ações pedagógicas da escola e/ou do professor,
tendo em vista a complexidade da cidadania, que é influenciada pela família, pela escola
e pela sociedade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cidadania | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio - estudantes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direitos de cidadania | pt_BR |
dc.title | Juventude consciente : o que pensam os jovens dos centros olímpicos sobre a formação cidadã no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-03-01T21:46:18Z | - |
dc.date.available | 2021-03-01T21:46:18Z | - |
dc.date.submitted | 2020-08-18 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26887 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | For change in a social context, education is a fundamental part in the formation of a
more just and equitable society, whose teachers are important parts in this process of
citizen formation. Based on this assumption, this paper aims to reflect on citizenship
and the plural recognition of rights proposed in the high school curriculum, based on
article 206 of the Federal Constitution. It analyzes the elaboration of the concept of
citizenship in five Olympic Centers in the Federal District, based on the conception of
five young high school graduates, as research participants in a focus group, making it
possible to identify issues surrounding the context in which they were inserted with
based on individual and collective narrative. The learning of the disciplinary content of
high school has revealed that the aforementioned Education proposal as an important
strategy for the student's citizen formation, based on democratic principles and a
protagonist perspective, whose use in a transversal way would raise the proposed
intentions. From the reflection of the referred study, which involves power relations
and conflicts materialized in the form of personal conduct, a public educational policy
is perceived that visibly presents citizenship in the Curriculum in Motion and in the
Common Curriculum National Base of High School, in addition to based on legislation
since the 1988 Constitution, however, it is committed to the pedagogical actions of the
school and / or the teacher, in view of the complexity of citizenship, which is
influenced by the family, school and society. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade
|