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Título: Concepção de educadores/as sobre a adolescência : reflexões em análise de discurso crítica
Autor(es): Barroso, Alana Lucena
Orientador(es): Ramalho, Viviane Cristina Vieira Sebba
Assunto: Professores de ensino médio
Análise do discurso
Adolescência
Grupos sociais
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 31-Jan-2012
Referência: BARROSO, Alana Lucena. Concepção de educadores/as sobre a adolescência: reflexões em análise de discurso crítica. 2011. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este artigo tem por objetivo investigar como educadores/as do ensino médio concebem a adolescência e a formação de grupos nessa faixa etária. O instrumento utilizado foi uma entrevista semiestruturada realizada com nove professores que atuam em escolas localizadas no DF (uma pública e uma privada) e em uma escola pública de Goiás. O tratamento dos dados pautou-se na Análise de Conteúdo com vistas à Análise de Discurso Crítica. O estudo sugere que a maioria dos/as professores/as tem uma concepção ambientalista do desenvolvimento humano. Nessa visão, o sujeito é moldado pelo que vem do ambiente e o adolescente não é visto como um sujeito social ativo e autônomo. Essa visão reverbera sobre as concepções que têm sobre o papel do grupo e do líder nas experiências do adolescente.
Abstract: This article has an aim to investigate how the high school’s educators know the adolescence and a formation of groups in this age group. It has been an interview semistructured, with nine teachers which act at schools located in Distrito Federal, Brasília, Brazil (one public and one private) and at Goias’ a public school. Data analysis was based on the content analysis with a view to Critical Discourse Analysis. The study suggests that most of teachers have an ambientalist conception about the human development. In this point of view, the individual receives influence of society where lives and the adolescent aren’t seen like a social, active and autonomous subject. This idea can be seen in currents conceptions about the groups’ and leader’s role in adolescents’ experiences.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2688
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