Título: | Regulação responsiva no âmbito do processo de concessão da BR-153-080-414/GO/TO/2020 |
Outros títulos: | Responsive regulation in connection with BR-153-080-414/GO/TO/2020 concession process |
Autor(es): | Rodrigues, Edinailton Silva |
Orientador(es): | Valente, Sergio Ruy David Polimeno |
Assunto: | Regulação responsiva Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) Contratos de concessão Rodovias - manutenção e reparos Rodovias Rodovias - infraestrutura |
Data de apresentação: | 11-Dez-2020 |
Data de publicação: | 1-Mar-2021 |
Referência: | RODRIGUES, Edinailton Silva. Regulação responsiva no âmbito do processo de concessão da BR-153-080-414/GO/TO/2020. 2020. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho é identificar práticas de Regulação Responsiva na atuação da
Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em relação ao processo de concessão da
rodovia BR-153/414/080/TO/GO. Nesse sentido, o paradigma adotado na presente
monografia é a Teoria da Regulação Responsiva (TRR) proposta por Ayres e Braithwaite
(1992) segundo a qual a efetividade da regulação depende não apenas de sanções, mas
também de regras que induzam o comportamento dos agentes regulados. Nota-se que o
fundamento da TRR é o de que o regulador deve ser responsivo à conduta dos agentes
regulados a fim de responder adequadamente ao comportamento desses agentes. Desse modo,
a regulação responsiva adota uma postura regulatória flexível e dinâmica para promover a
melhoria contínua do comportamento dos regulados. Por fim, conclui-se que a Minuta do
Edital e do Contrato de Concessão da BR-153/414/080/TO/GO contém melhorias e inovações
em relação aos contratos de concessão anteriores que podem ser consideradas técnicas
incipientes de Regulação Responsiva e, portanto, serem relevantes para a confecção de
futuros contratos de concessão. |
Abstract: | The objective of the present work is to identify Responsive Regulation practices in the
performance of the National Land Transport Agency (ANTT) in relation to the concession
process for the BR-153/414/080/TO/GO highway. In this sense, the paradigm adopted in the
present monograph is the Responsive Regulation Theory (TRR) proposed by Ayres and
Braithwaite (1992) according to which the effectiveness of regulation depends not only on
sanctions, but also on rules that induce the behavior of regulated agents . It should be noted
that the TRR's foundation is that the regulator must be responsive to the conduct of regulated
agents in order to respond adequately to the behavior of these agents. In this way, responsive
regulation adopts a flexible and dynamic regulatory stance to promote the continuous
improvement of regulated behavior. Finally, it is concluded that the Draft Concession
Contract of BR-153/414/080/TO/GO contains improvements and innovations in relation to
previous concession contracts that can be considered incipient techniques of Responsive
Regulation and, therefore, are relevant for the preparation of future concession contracts |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2020. |
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