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Título: Regulação responsiva no âmbito do processo de concessão da BR-153-080-414/GO/TO/2020
Outros títulos: Responsive regulation in connection with BR-153-080-414/GO/TO/2020 concession process
Autor(es): Rodrigues, Edinailton Silva
Orientador(es): Valente, Sergio Ruy David Polimeno
Assunto: Regulação responsiva
Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)
Contratos de concessão
Rodovias - manutenção e reparos
Rodovias
Rodovias - infraestrutura
Data de apresentação: 11-Dez-2020
Data de publicação: 1-Mar-2021
Referência: RODRIGUES, Edinailton Silva. Regulação responsiva no âmbito do processo de concessão da BR-153-080-414/GO/TO/2020. 2020. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O objetivo do presente trabalho é identificar práticas de Regulação Responsiva na atuação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em relação ao processo de concessão da rodovia BR-153/414/080/TO/GO. Nesse sentido, o paradigma adotado na presente monografia é a Teoria da Regulação Responsiva (TRR) proposta por Ayres e Braithwaite (1992) segundo a qual a efetividade da regulação depende não apenas de sanções, mas também de regras que induzam o comportamento dos agentes regulados. Nota-se que o fundamento da TRR é o de que o regulador deve ser responsivo à conduta dos agentes regulados a fim de responder adequadamente ao comportamento desses agentes. Desse modo, a regulação responsiva adota uma postura regulatória flexível e dinâmica para promover a melhoria contínua do comportamento dos regulados. Por fim, conclui-se que a Minuta do Edital e do Contrato de Concessão da BR-153/414/080/TO/GO contém melhorias e inovações em relação aos contratos de concessão anteriores que podem ser consideradas técnicas incipientes de Regulação Responsiva e, portanto, serem relevantes para a confecção de futuros contratos de concessão.
Abstract: The objective of the present work is to identify Responsive Regulation practices in the performance of the National Land Transport Agency (ANTT) in relation to the concession process for the BR-153/414/080/TO/GO highway. In this sense, the paradigm adopted in the present monograph is the Responsive Regulation Theory (TRR) proposed by Ayres and Braithwaite (1992) according to which the effectiveness of regulation depends not only on sanctions, but also on rules that induce the behavior of regulated agents . It should be noted that the TRR's foundation is that the regulator must be responsive to the conduct of regulated agents in order to respond adequately to the behavior of these agents. In this way, responsive regulation adopts a flexible and dynamic regulatory stance to promote the continuous improvement of regulated behavior. Finally, it is concluded that the Draft Concession Contract of BR-153/414/080/TO/GO contains improvements and innovations in relation to previous concession contracts that can be considered incipient techniques of Responsive Regulation and, therefore, are relevant for the preparation of future concession contracts
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2020.
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