Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26863
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_TuanneCristinaJacobDePina_tcc.pdf677,87 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Participação popular nas políticas públicas municipais
Autor(es): Pina, Tuanne Cristina Jacob de
Orientador(es): Gomes, Ricardo Corrêa
Assunto: Administração municipal
Participação social
Políticas públicas
Data de apresentação: 27-Abr-2019
Data de publicação: 26-Fev-2021
Referência: PINA, Tuanne Cristina Jacob de. Participação popular nas políticas públicas municipais. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A participação popular em deliberações municipais é prerrogativa desde a Constituição Federal promulgada em 1988. Entre as mudanças mais significativas destacam-se a consolidação da autonomia dos municípios, a descentralização de recursos e a criação de mecanismos de participação social. Como resultado, as administrações locais tornaram-se o principal espaço de concepção e gestão de políticas públicas. Entretanto, constata-se uma imensa lacuna entre a legitimidade dessa participação e sua materialização na efetivação de projetos municipais relevantes para o desenvolvimento local de cada município, visto que a visão da sociedade não é considerada em muitas decisões. Dentro disso, o objetivo deste trabalho foi identificar a participação popular e sua contribuição na proposição e implementação de políticas públicas municipais e como estas influenciaram no desenvolvimento local. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório e descritivo, investigando na literatura científica disponível estudos de casos que analisaram a influência e a relevância dessa participação da sociedade em proposições e deliberações que envolvem seus respectivos municípios. Foi realizada uma busca de trabalhos científicos publicados no período de 2014 a 2018 na base Google Scholar (Google Acadêmico). Os seguintes descritores foram utilizados na busca dos trabalhos: “participação popular” e “políticas públicas municipais”. Do total de trabalhos encontrados, foram selecionados vinte estudos de casos, encontrando em apenas cinco a efetiva participação da população. De maneira geral, verificou-se que o reconhecimento da relevância da participação popular na proposição e implementação de políticas públicas municipais foi um ponto em comum entre os trabalhos científicos analisados. Apesar de alguns dos estudos relatarem casos de sucesso, outros apresentaram os desafios que ainda permeiam uma grande parte dos municípios brasileiros no que tange à efetividade da participação popular nas deliberações de seus municípios.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.