Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26820
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_SheilaDosSantosRodrigues_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)174,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Saúde na escola na educação de jovens e adultos interventiva : da preocupação com a alimentação ao protagonismo social
Autor(es): Rodrigues, Sheila dos Santos
Orientador(es): Caixeta, Juliana Eugênia
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Alimentação saudável
Saúde
Promoção da saúde
Data de apresentação: Jun-2019
Data de publicação: 22-Fev-2021
Referência: RODRIGUES, Sheila dos Santos. Saúde na escola na educação de jovens e adultos interventiva: da preocupação com a alimentação ao protagonismo social. 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019.
Resumo: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) determina que projetos relacionados à saúde sejam realizados nas escolas em todos os anos escolares. Nosso objetivo, com este trabalho, é relatar a experiência do projeto Saúde na Escola, que foi desenvolvido no contexto da Educação de Jovens e Adultos Interventiva - EJAI, almejando, por meio de oficinas temáticas, promover mudanças de comportamento dos/as estudantes com relação à alimentação e, consequentemente, à saúde.O projeto foi realizado com dez estudantes com deficiências e/ou transtornos matriculados na EJAI, juntamente com as duas professoras da turma e com as pesquisadoras. As atividades foram propostas em reuniões realizadas em conjunto entre estudantes da Universidade de Brasília e as professoras da turma. Foram propostas, executadas e avaliadas quatro oficinas temáticas sobre a temática da Alimentação Saudável. O projeto teve uma duração total de 25 horas. Foi feita análise de conteúdo de diários de campo, feitos pelas pesquisadoras, estudantes da universidade, durante o projeto. Concluímosque asestratégias de ensino, os temase as interações pesquisadoras-professorasestudantes, que fundamentaram a execução do Projeto Saúde na Escola, permitiram: a) ensinar conceitos relacionados à alimentação saudável; b) trabalhar coletivamente equipe da escola e equipe da universidade em uma dinâmica de parceria, interdisciplinaridade e corresponsabilidade e c) promover a inclusão e interação entre os/as alunos/as da EJAI com alunos/as de outras turmas da escola.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.