Título: | Saúde na escola na educação de jovens e adultos interventiva : da preocupação com a alimentação ao protagonismo social |
Autor(es): | Rodrigues, Sheila dos Santos |
Orientador(es): | Caixeta, Juliana Eugênia |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Alimentação saudável Saúde Promoção da saúde |
Data de apresentação: | Jun-2019 |
Data de publicação: | 22-Fev-2021 |
Referência: | RODRIGUES, Sheila dos Santos. Saúde na escola na educação de jovens e adultos interventiva: da preocupação com a alimentação ao protagonismo social. 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019. |
Resumo: | A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) determina que projetos relacionados
à saúde sejam realizados nas escolas em todos os anos escolares. Nosso objetivo, com este
trabalho, é relatar a experiência do projeto Saúde na Escola, que foi desenvolvido no
contexto da Educação de Jovens e Adultos Interventiva - EJAI, almejando, por meio de
oficinas temáticas, promover mudanças de comportamento dos/as estudantes com relação à
alimentação e, consequentemente, à saúde.O projeto foi realizado com dez estudantes com
deficiências e/ou transtornos matriculados na EJAI, juntamente com as duas professoras da
turma e com as pesquisadoras. As atividades foram propostas em reuniões realizadas em
conjunto entre estudantes da Universidade de Brasília e as professoras da turma. Foram
propostas, executadas e avaliadas quatro oficinas temáticas sobre a temática da Alimentação
Saudável. O projeto teve uma duração total de 25 horas. Foi feita análise de conteúdo de
diários de campo, feitos pelas pesquisadoras, estudantes da universidade, durante o projeto.
Concluímosque asestratégias de ensino, os temase as interações pesquisadoras-professorasestudantes,
que fundamentaram a execução do Projeto Saúde na Escola, permitiram: a)
ensinar conceitos relacionados à alimentação saudável; b) trabalhar coletivamente equipe da
escola e equipe da universidade em uma dinâmica de parceria, interdisciplinaridade e
corresponsabilidade e c) promover a inclusão e interação entre os/as alunos/as da EJAI com
alunos/as de outras turmas da escola. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.