Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26817
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LucasThiagoPiresDeSouza_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)468,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As dificuldades encontradas na educação de surdos na perspectiva do professor
Autor(es): Souza, Lucas Thiago Pires de
Orientador(es): Carrijo Cordova, Bianca
Assunto: Inclusão escolar
Pessoas com deficiência auditiva - educação
Educação especial
Pessoas com deficiência auditiva
Data de apresentação: Nov-2017
Data de publicação: 22-Fev-2021
Referência: SOUZA, Lucas Thiago Pires de. As dificuldades encontradas na educação de surdos na perspectiva do professor. 2017. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.
Resumo: A educação de surdos é uma realidade cada vez mais presente nas salas de aula regulares, o que gera uma grande e diferenciada demanda para o trabalho realizado pelos professores. São os professores um dos principais responsáveis pelo processo de aprendizagem e nesse sentido cabe a ele buscar alternativas que possam promover tanto a aprendizagem quanto a inclusão dos sujeitos surdos. Nesse sentido, este trabalho procurou entender quais as dificuldades encontradas pelos professores que atuam em salas de aulas que possuem alunos com surdez em contexto de inclusão. Para isso realizou-se uma pesquisa de campo em uma escola na região de Planaltina-DF, na qual foram feitas observações do dia-a-dia da sala de aula e também uma entrevista semiestruturada com quatro professores, buscando entender onde se encontram as maiores dificuldades dos professores na educação do sujeito surdo. A partir dos dados gerados pode-se concluir que as dificuldades dos professores estão ligadas, em geral, a falta de conhecimento acerca da língua de sinais, a não busca de planejamento e práticas pedagógicas voltadas para o sujeito surdo e dependência de terceiros no processo de ensino-aprendizagem.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.