Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26817
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LucasThiagoPiresDeSouza_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)468,47 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCarrijo Cordova, Bianca-
dc.contributor.authorSouza, Lucas Thiago Pires de-
dc.identifier.citationSOUZA, Lucas Thiago Pires de. As dificuldades encontradas na educação de surdos na perspectiva do professor. 2017. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA educação de surdos é uma realidade cada vez mais presente nas salas de aula regulares, o que gera uma grande e diferenciada demanda para o trabalho realizado pelos professores. São os professores um dos principais responsáveis pelo processo de aprendizagem e nesse sentido cabe a ele buscar alternativas que possam promover tanto a aprendizagem quanto a inclusão dos sujeitos surdos. Nesse sentido, este trabalho procurou entender quais as dificuldades encontradas pelos professores que atuam em salas de aulas que possuem alunos com surdez em contexto de inclusão. Para isso realizou-se uma pesquisa de campo em uma escola na região de Planaltina-DF, na qual foram feitas observações do dia-a-dia da sala de aula e também uma entrevista semiestruturada com quatro professores, buscando entender onde se encontram as maiores dificuldades dos professores na educação do sujeito surdo. A partir dos dados gerados pode-se concluir que as dificuldades dos professores estão ligadas, em geral, a falta de conhecimento acerca da língua de sinais, a não busca de planejamento e práticas pedagógicas voltadas para o sujeito surdo e dependência de terceiros no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordPessoas com deficiência auditiva - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação especialpt_BR
dc.subject.keywordPessoas com deficiência auditivapt_BR
dc.titleAs dificuldades encontradas na educação de surdos na perspectiva do professorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-02-22T13:18:13Z-
dc.date.available2021-02-22T13:18:13Z-
dc.date.submitted2017-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26817-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.