Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26815
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ThamisFernandesSantana_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)1,83 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeitos biológicos da associação de MIR-34A e citrato de ródio livre e associado à nanopartículas em cultura de células de carcinoma mamário humano
Autor(es): Santana, Thamis Fernandes
Orientador(es): Carneiro, Marcella Lemos Brettas
Assunto: Câncer de mama
Nanotecnologia
Câncer - tratamento
Mamas - câncer
Data de apresentação: Jun-2018
Data de publicação: 22-Fev-2021
Referência: SANTANA, Thamis Fernandes. Efeitos biológicos da associação de MIR-34A e citrato de ródio livre e associado à nanopartículas em cultura de células de carcinoma mamário humano. 2018. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2018.
Resumo: O citrato de ródio (RhCit) é um complexo metálico que apresentou atividade citotóxica e antitumoral em linhagens de câncer de mama sem induzir toxicidade sistêmica in vivo. No ramo da nanotecnologia, a maghemita, mostrou efeito antitumoral em estudos in vivo e esse foi aumentado através de sua associação com citrato de ródio (RhCit-MGH) em células de câncer de mama. Na interferência de RNA (RNAi), os microRNAs têm sido bastante estudados no câncer, em especial o miR-34a, um supressor tumoral que se encontra silenciado em diversos cânceres e mostrou elevado potencial para inibir a invasão, migração e metástase do câncer de mama. Neste estudo, avaliamos os efeitos de RhCit e RhCit-MGH sobre a morfologia de células de câncer de mama (MCF-7 e MDA-MB-231) e saudáveis (MFC-10A) por microscopia óptica, efeito de RhCit sobre a modulação do nível de miR-34a por RT-qPCR e efeito citotóxico da associação de miR-34a com RhCit-MGH por fluorimetria. Observou-se que os tratamentos com RhCit e RhCit-MGH induziram alterações morfológicas nas doses de 50 e 250 μM, especialmente em células de carcinoma mamário humano. Adicionalmente, foi demonstrado que a expressão de miR-34a manteve-se inalterada após tratamento com RhCit nas linhagens tumorais e que RhCit-MGH e a associação de miR-34a a RhCit-MGH induziram citotoxicidade à linhagem tumoral MDA-MB-231 e à linhagem saudável MCF-10A, enquanto que a linhagem tumoral MCF-7 apresentou resistência aos tratamentos. Este trabalho trata-se de uma proposta inovadora (nanotecnologia e RNAi) que apresenta relevante potencial biotecnológico na terapêutica do câncer de mama, necessitando de mais estudos para melhor compreender os efeitos de RhCit e RhCit-MGH sobre o miR-34a.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.