Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Anjos, Eline | - |
dc.contributor.author | Silva, Marta Conceição da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Marta Conceição da. Gestão de políticas públicas na educação: um estudo das contribuições do polo UAB no desenvolvimento social do município de Alto Paraíso de Goiás. 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem por finalidade apontar no âmbito das políticas públicas, as
contribuições do Polo UAB Universidade Aberta do Brasil no desenvolvimento social
do município de Alto Paraíso de Goiás através da Educação na Modalidade a
Distância. Apontando a função social do gestor de polo e sua relação com os atores
do processo considerando assim um espaço de promoção social. Caracteriza-se Polo
de apoio presencial uma unidade operacional para o desenvolvimento descentralizado
de atividades didático- pedagógicas e administrativas relativas a cursos e programas
ofertados a distância. Portanto para entender as demandas para a formação com
qualidade, são necessárias políticas educativas consolidadas por parte do poder
público e com isso espera-se no âmbito da UAB impulsionar as ações voltadas para
aplicabilidade de recursos no polo para que o mesmo possa ser ampliado para receber
novos parceiros e então proporcionar oportunidade em diversas áreas do
conhecimento. Observa-se que é necessário também definir políticas de forma
privilegiada na formação de recursos humanos na área juntamente com a pesquisa
no intuito de fomentar as IES ( Instituição de Educação Superior) parceiras e incluir
no PME Plano Municipal de Educação, e preciso explicitar que a educação superior
faz parte do ensino no município, com isso implementar políticas de ações afirmativas,
faz se necessário uma contribuição efetiva com a participação da sociedade, faz-se
necessário concretizar as mudanças e ampliar a oferta ao acesso e permanência dos
educandos no polo UAB do município. Em ressalva, essa pesquisa destaca-se por
mostrar a importância do polo, que não se sobressaia apenas como um espaço físico,
mas por ser um apoio que faz a diferença e que tem a função de ampliar as
oportunidades para qualificação e habilitação de profissionais por seu intermédio no
âmbito educacional de EaD, em municípios como o de Alto Paraíso de Goiás. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade Aberta do Brasil (UAB) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alto Paraíso (GO) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação à distância | pt_BR |
dc.title | Gestão de políticas públicas na educação : um estudo das contribuições do polo UAB no desenvolvimento social do município de Alto Paraíso de Goiás | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-19T23:27:36Z | - |
dc.date.available | 2021-02-19T23:27:36Z | - |
dc.date.submitted | 2019-04-27 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26789 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aims at pointing out in the scope of public policies the contributions of
Polo UAB Open University of Brazil in the social development of the municipality of
Alto Paraíso de Goiás through Distance Learning. Pointing the social function of the
polo manager and its relation with the actors of the process, thus considering a space
of social promotion. It is characterized by an on-site support center, an operational unit
for the decentralized development of didactic-pedagogical and administrative activities
related to courses and programs offered at a distance. Therefore, in order to
understand the demands for training with quality, consolidated educational policies are
required by the public power and with this it is hoped that UAB will promote actions
aimed at the applicability of resources at the polo so that it can be expanded to receive
new partners and then provide opportunity in several areas of knowledge. It should be
noted that it is also necessary to define policies in a privileged way in the training of
human resources in the area together with the research in order to foster the HEI
(Higher Education Institution) partners and include in the PME Municipal Education
Plan, and it is necessary to make explicit that higher education is part of the education
in the municipality, with this to implement affirmative action policies, if necessary an
effective contribution with the participation of society, it is necessary to concretize the
changes and increase the offer to the access and permanence of the students in the
UAB County. In short, this research stands out for showing the importance of polo,
which is not only emphasized as a physical space, but because it is a support that
makes the difference and that has the function of expanding the opportunities for
qualification and qualification of professionals by their intermediate in the educational
scope of EaD, in municipalities like Alto Paraíso de Goiás. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Gestão Pública Municipal
|