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dc.contributor.advisorAnjos, Eline-
dc.contributor.authorSilva, Marta Conceição da-
dc.identifier.citationSILVA, Marta Conceição da. Gestão de políticas públicas na educação: um estudo das contribuições do polo UAB no desenvolvimento social do município de Alto Paraíso de Goiás. 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por finalidade apontar no âmbito das políticas públicas, as contribuições do Polo UAB Universidade Aberta do Brasil no desenvolvimento social do município de Alto Paraíso de Goiás através da Educação na Modalidade a Distância. Apontando a função social do gestor de polo e sua relação com os atores do processo considerando assim um espaço de promoção social. Caracteriza-se Polo de apoio presencial uma unidade operacional para o desenvolvimento descentralizado de atividades didático- pedagógicas e administrativas relativas a cursos e programas ofertados a distância. Portanto para entender as demandas para a formação com qualidade, são necessárias políticas educativas consolidadas por parte do poder público e com isso espera-se no âmbito da UAB impulsionar as ações voltadas para aplicabilidade de recursos no polo para que o mesmo possa ser ampliado para receber novos parceiros e então proporcionar oportunidade em diversas áreas do conhecimento. Observa-se que é necessário também definir políticas de forma privilegiada na formação de recursos humanos na área juntamente com a pesquisa no intuito de fomentar as IES ( Instituição de Educação Superior) parceiras e incluir no PME Plano Municipal de Educação, e preciso explicitar que a educação superior faz parte do ensino no município, com isso implementar políticas de ações afirmativas, faz se necessário uma contribuição efetiva com a participação da sociedade, faz-se necessário concretizar as mudanças e ampliar a oferta ao acesso e permanência dos educandos no polo UAB do município. Em ressalva, essa pesquisa destaca-se por mostrar a importância do polo, que não se sobressaia apenas como um espaço físico, mas por ser um apoio que faz a diferença e que tem a função de ampliar as oportunidades para qualificação e habilitação de profissionais por seu intermédio no âmbito educacional de EaD, em municípios como o de Alto Paraíso de Goiás.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordUniversidade Aberta do Brasil (UAB)pt_BR
dc.subject.keywordAlto Paraíso (GO)pt_BR
dc.subject.keywordEducação à distânciapt_BR
dc.titleGestão de políticas públicas na educação : um estudo das contribuições do polo UAB no desenvolvimento social do município de Alto Paraíso de Goiáspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-02-19T23:27:36Z-
dc.date.available2021-02-19T23:27:36Z-
dc.date.submitted2019-04-27-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26789-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This research aims at pointing out in the scope of public policies the contributions of Polo UAB Open University of Brazil in the social development of the municipality of Alto Paraíso de Goiás through Distance Learning. Pointing the social function of the polo manager and its relation with the actors of the process, thus considering a space of social promotion. It is characterized by an on-site support center, an operational unit for the decentralized development of didactic-pedagogical and administrative activities related to courses and programs offered at a distance. Therefore, in order to understand the demands for training with quality, consolidated educational policies are required by the public power and with this it is hoped that UAB will promote actions aimed at the applicability of resources at the polo so that it can be expanded to receive new partners and then provide opportunity in several areas of knowledge. It should be noted that it is also necessary to define policies in a privileged way in the training of human resources in the area together with the research in order to foster the HEI (Higher Education Institution) partners and include in the PME Municipal Education Plan, and it is necessary to make explicit that higher education is part of the education in the municipality, with this to implement affirmative action policies, if necessary an effective contribution with the participation of society, it is necessary to concretize the changes and increase the offer to the access and permanence of the students in the UAB County. In short, this research stands out for showing the importance of polo, which is not only emphasized as a physical space, but because it is a support that makes the difference and that has the function of expanding the opportunities for qualification and qualification of professionals by their intermediate in the educational scope of EaD, in municipalities like Alto Paraíso de Goiás.pt_BR
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



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