Título: | Qualificações relevantes aos gestores dos projetos estratégicos do Exército brasileiro |
Autor(es): | Weber, Neidir |
Orientador(es): | Machado, Maurício Abe |
Assunto: | Gestão estratégica Exército brasileiro Competências gerenciais |
Data de apresentação: | 16-Set-2020 |
Data de publicação: | 19-Fev-2021 |
Referência: | WEBER, Neidir. Qualificações relevantes aos gestores dos projetos estratégicos do Exército brasileiro. 2020. 150 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Projetos)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Este trabalho se propôs a identificar quais seriam as qualificações relevantes ao
exercício da função de Gerente de um Projeto Estratégico do Exército. Para responder ao
problema central foram realizadas revisões bibliográficas e uma pesquisa de campo utilizando
um questionário, estruturado em 23 perguntas, que objetivou aferir a percepção dos
colaboradores em relação à relevância de qualificações elencadas a partir daquela pesquisa
teórica, sendo elas: a Experiência profissional, a Certificação Profissional -PMP, o
Conhecimento e Capacitação Técnica-profissional e a Capacidade de Uso de
Ferramentas de Apoio na Área de Gestão. Os sujeitos da pesquisa foram militares que
possuem algum vínculo com projetos no âmbito do Exército e membros civis da comunidade
de gestores de projetos. Os resultados foram analisados de forma geral e de forma
estratificada, segundo os universos de respondentes militares e civis. Tal comparação
mostrou-se apropriada, pois o dito mercado civil, diferente do setor público, pauta seus
processos seletivos de gerentes de projetos em qualificações que propiciem resultados que
gerem lucratividade. Verificou-se que a concepção da busca permanente de qualificações
também deve ser observada no setor governamental, pois o insucesso das entregas pode trazer
consequências negativas às suas instituições. Os resultados serviram para validar a questão
central já apresentada, bem como para demonstrar os diferentes tipos de percepções que o
universo de profissionais em gestão de projetos, do meio civil e militar, possui quando
confrontados a situações similares. Essa dicotomia nos faz crer que ambos os segmentos têm a
aprender com as experiências e peculiaridades em cada uma das suas realidades. |
Abstract: | This work aimed to identify which qualifications would be relevant for the Army
regarding the role of Manager of a Strategic Army Project. To answer the central problem,
bibliographic reviews and field research were carried out using a questionnaire, structured in
23 questions, which aimed to assess the perception of employees in relation to the relevance
of qualifications listed from that theoretical research, namely: Professional experience,
Professional Certification -PMP, Technical-Professional Knowledge and Training and the
Ability to Use Support Tools in the Management Area. The research subjects were military
personnel who have some connection with projects within the Army and civilian members of
the project management community. The results were analyzed in a general and stratified
way, according to the universes of military and civilian respondents. This comparison proved
itself to be appropriate because said civil market, different from the public sector, bases its
selection processes on project managers on qualifications that provide results that generate
profitability. It was found that the concept of the permanent search for qualifications must
also be observed in the government sector, as the failure of deliveries can have negative
consequences for its institutions. The results served to validate the central question already
presented, as well as to demonstrate the different types of perceptions that the universe of
project management professionals, from the civil and military environment, have when
confronted with similar situations. This dichotomy leads us to believe that both segments have
to learn from the experiences and peculiarities in each of their realities. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020. |
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