Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26742
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_WendyTsui_tcc.pdf1,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O microcrédito como política de inclusão social e redução do trabalho informal : uma análise para os anos de 2012 a 2018 no Brasil
Autor(es): Tsui, Wendy
Orientador(es): Freddo, Daniela
Assunto: Microcrédito
Trabalho informal
Empreendedorismo
Inclusão social
Desemprego
Data de apresentação: 11-Dez-2019
Data de publicação: 12-Fev-2021
Referência: TSUI, Wendy. O microcrédito como política de inclusão social e redução do trabalho informal: uma análise para os anos de 2012 a 2018 no Brasil. 2019. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O objetivo central deste trabalho é analisar a importância do microcrédito como instrumento de inclusão social e redução do trabalho informal. Para isso, a fim de introduzir o tema, é feita uma análise conceitual e histórica do objeto de estudo. Além disso, são expostos alguns estudos pontuais feitos no Brasil que ressaltam a importância do microcrédito como alternativa de combate ao desemprego, de geração de renda e de melhora da qualidade de vida dos mais necessitados. Em seguida, são coletados dados macroeconômicos relacionados ao microcrédito entre os anos de 2012 a 2018 e, com base nas tabelas e nos gráficos elaborados, é feita uma análise descritiva dos resultados dentro do contexto do período. Verificou-se que momentos de crise e elevação do desemprego contribuem para o aumento da informalidade da mão de obra e consequente aumento do empreendedorismo por necessidade. A abertura de pequenos negócios se torna, portanto, única alternativa de sobrevivência de grande parcela dos indivíduos carentes, o que aumenta a demanda por microcrédito, único meio de financiamento destes empreendimentos. O microcrédito contribuiu para a redução do trabalho informal em um cenário de grave recessão econômica e pode ser considerado uma possível estratégia no que se refere a geração de emprego e renda para a camada mais pobre da população, visto que proporciona a oportunidade de colocar em prática pequenos projetos dando acesso ao crédito.
Abstract: The main objective of this paper is to analyze the importance of microcredit as an instrument of social inclusion and reduction of informal labor. In order to introduce the theme, is made a conceptual and historical analysis of the object of study. In addition, some specific studies in Brazil are mentioned to highlight the importance of microcredit as an alternative to combat unemployment, to generate income and to improve the quality of life of the poor population. Subsequently, macroeconomic data related to microcredit are collected from 2012 to 2018 and a descriptive analysis is made based on the tables and graphs results. It was found that moments of crisis and rising unemployment contribute to the increase of informality of the workforce and also intensify the increase of entrepreneurship by necessity. The opening of small businesses thus becomes the only survival alternative for a large part of the needy individuals, which increases the demand for microcredit. Microcredit has contributed to the reduction of informal work in a scenario of severe economic recession in Brazil and can be considered as a possible strategy for generating employment and income for the poor, as it provides the opportunity to put into practice small projects when giving access to credit.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.