Resumo: | As motivações desse trabalho foram pontos que considero importantes em minha vida e na produção de arte, como: a sexualização da imagem feminina; os padrões sociais, estéticos e de comportamento pregados pela sociedade; a obsessão pela imagem e pelo corpo; a busca de uma identidade; a incessante reprodução e cópia de um modelo e padrões de beleza gerados pela indústria. Assim, iniciei minha produção elegendo a boneca Barbie como representante do modelo padrão a ser questionado considerando, também, as experiências durante a infância e as inquietações atuais que me fizeram refletir sobre os padrões velados ou implícitos na representação da boneca. Outro aspecto relevante sobre o objeto escolhido é como a sua história de criação pode ter propiciado uma imagem sensualizada proveniente de um imaginário criado com valores consumistas e glamorosos. Conforme, descrevo no capítulo seguinte. Nesse sentido, para realizar este trabalho, que resultou em uma instalação, foram coletadas 10 barbies e reproduzidas a partir de moldes tirados dos corpos das bonecas, fragmentados e refeitos em resina acrílica. Os fragmentos da boneca serão expostos pendurados em pregos lado a lado, cada um terá uma etiqueta com um código de barras. As peças podem ser tocadas, retiradas dos pregos e sentidas pelo tato dos visitantes da exposição. Proponho a manipulação da obra. A forma de produção com moldes e peças copiadas do modelo da boneca me remete ao mesmo modo como a Barbie é produzida, em uma linha de montagem peça por peça. Assim, serve como exemplo para o questionamento não somente do padrão de beleza, mas aquele padrão de beleza produzido pela indústria, em larga escala, com características que remarcam, por exemplo, o perfil magro, esbelto, jovem, branco e loiro no corpo da mulher. Explorar e expor o objeto (corpo) que possui uma forte identidade cultural padronizada e de consumo é a proposta (objetivo geral). Questionar uma cultura do corpo que transmite uma imagem fictícia de saúde, mas que de forma velada dissimula sua potencialidade tóxica, na supervalorização do exterior, é o objetivo específico. Dessa forma, com as cópias das bonecas procurei reproduzir em outro material uma imagem que representasse um padrão de beleza, comportamento, tipo de corpo e que também permitisse refletir sobre a maneira de montagem das bonecas, ou seja, sua reprodução. |