Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rosa, Luisa Günther | - |
dc.contributor.author | Val Franco, Bianca Alves Martins | - |
dc.identifier.citation | VAL FRANCO, Bianca Alves Martins. Fragmentos do mito da beleza. 2018. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | As motivações desse trabalho foram pontos que considero importantes em minha vida e na produção de arte, como: a sexualização da imagem feminina; os padrões sociais, estéticos e de comportamento pregados pela sociedade; a obsessão pela imagem e pelo corpo; a busca de uma identidade; a incessante reprodução e cópia de um modelo e padrões de beleza gerados pela indústria. Assim, iniciei minha produção elegendo a boneca Barbie como representante do modelo padrão a ser questionado considerando, também, as experiências durante a infância e as inquietações atuais que me fizeram refletir sobre os padrões velados ou implícitos na representação da boneca. Outro aspecto relevante sobre o objeto escolhido é como a sua história de criação pode ter propiciado uma imagem sensualizada proveniente de um imaginário criado com valores consumistas e glamorosos. Conforme, descrevo no capítulo seguinte. Nesse sentido, para realizar este trabalho, que resultou em uma instalação, foram coletadas 10 barbies e reproduzidas a partir de moldes tirados dos corpos das bonecas, fragmentados e refeitos em resina acrílica. Os fragmentos da boneca serão expostos pendurados em pregos lado a lado, cada um terá uma etiqueta com um código de barras. As peças podem ser tocadas, retiradas dos pregos e sentidas pelo tato dos visitantes da exposição. Proponho a manipulação da obra. A forma de produção com moldes e peças copiadas do modelo da boneca me remete ao mesmo modo como a Barbie é produzida, em uma linha de montagem peça por peça. Assim, serve como exemplo para o questionamento não somente do padrão de beleza, mas aquele padrão de beleza produzido pela indústria, em larga escala, com características que remarcam, por exemplo, o perfil magro, esbelto, jovem, branco e loiro no corpo da mulher. Explorar e expor o objeto (corpo) que possui uma forte identidade cultural padronizada e de consumo é a proposta (objetivo geral). Questionar uma cultura do corpo que transmite uma imagem fictícia de saúde, mas que de forma velada dissimula sua potencialidade tóxica, na supervalorização do exterior, é o objetivo específico. Dessa forma, com as cópias das bonecas procurei reproduzir em outro material uma imagem que representasse um padrão de beleza, comportamento, tipo de corpo e que também permitisse refletir sobre a maneira de montagem das bonecas, ou seja, sua reprodução. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bonecas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Padrões de beleza | pt_BR |
dc.subject.keyword | Imagem corporal em mulheres | pt_BR |
dc.subject.keyword | Beleza feminina (Estética) | pt_BR |
dc.title | Fragmentos do mito da beleza | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-10T16:14:07Z | - |
dc.date.available | 2021-02-10T16:14:07Z | - |
dc.date.submitted | 2018-12-05 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26722 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
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