Título: | Alfabetização de crianças surdas : experiência em uma escola do Distrito Federal |
Autor(es): | Gomes, Virgínia Andrade Comenale |
Orientador(es): | Buzar, Edeilce Aparecida Santos |
Assunto: | Alfabetização Pessoas com deficiência auditiva - educação Pessoas com deficiência auditiva Pessoas com deficiência - educação Estudantes com necessidades educativas especiais Estudantes deficientes Educação - Distrito Federal Educação especial Educação inclusiva Letramento Crianças surdas Crianças deficientes - educação |
Data de apresentação: | 10-Abr-2020 |
Data de publicação: | 10-Fev-2021 |
Referência: | GOMES, Virgínia Andrade Comenale. Alfabetização de crianças surdas: experiência em uma escola do Distrito Federal. 2020. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Este trabalho buscou compreender como tem ocorrido o processo de alfabetização e letramento
de crianças surdas nas séries iniciais, bem como investigar quais métodos têm norteado a prática
pedagógica e se esses são adequados às especificidades e singularidades dos sujeitos surdos.
Para isso, foram realizadas 120 horas de observação em uma sala de aula dita bilíngue de uma
escola localizada no Distrito Federal. Foram sujeitos da pesquisa três alunos surdos com faixa
etária entre oito e nove anos e a docente da turma. Para a realização deste trabalho, utilizamos
a metodologia de pesquisa qualitativa. Ao longo do processo de observação, concluímos que a
alfabetização de surdos tem enfrentado vários obstáculos e que a metodologia utilizada na sala
de aula observada, por vezes se assemelha às utilizadas no processo de alfabetização de crianças
ouvintes ou da filosofia da comunicação total o que não condiz com a realidade
socioantropológica dos sujeitos surdos. Observamos ainda que a Língua de Sinais Brasileira
não tem sido considerada como prioridade no processo de alfabetização, o que se destaca como
um problema na educação dessas crianças. Este trabalho é finalizado com algumas sugestões
que acreditamos que talvez possam superar alguns desses obstáculos. |
Abstract: | This work sought to understand how the process of literacy of deaf children has occurred in the
early grades, as well as to investigate which methods have guided pedagogical practice and
whether these are appropriate to the specificities and singularities of deaf subjects. For this, 120
hours of observation were performed in a so-called bilingual classroom of a school located in
Distrito Federal - Brazil. Three deaf students between eight and nine years old and the class
teacher were the subjects of the research. For this work, we used the methodology of qualitative
research. Throughout the observation process, we concluded that the literacy of deaf people has
faced several obstacles, and the methodology used in the classroom observed sometimes
resembles those used in the literacy process of listening children or the philosophy of total
communication, which does not match to the socio-anthropological reality of deaf subjects. We
also observed that Brazilian Sign Language has not been considered as a priority in the literacy
process, which stands out as a problem in the education of these children. This work is finished
with some suggestions that we believe may overcome some of these obstacles. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020 |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.