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Título: Alfabetização de crianças surdas : experiência em uma escola do Distrito Federal
Autor(es): Gomes, Virgínia Andrade Comenale
Orientador(es): Buzar, Edeilce Aparecida Santos
Assunto: Alfabetização
Pessoas com deficiência auditiva - educação
Pessoas com deficiência auditiva
Pessoas com deficiência - educação
Estudantes com necessidades educativas especiais
Estudantes deficientes
Educação - Distrito Federal
Educação especial
Educação inclusiva
Letramento
Crianças surdas
Crianças deficientes - educação
Data de apresentação: 10-Abr-2020
Data de publicação: 10-Fev-2021
Referência: GOMES, Virgínia Andrade Comenale. Alfabetização de crianças surdas: experiência em uma escola do Distrito Federal. 2020. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho buscou compreender como tem ocorrido o processo de alfabetização e letramento de crianças surdas nas séries iniciais, bem como investigar quais métodos têm norteado a prática pedagógica e se esses são adequados às especificidades e singularidades dos sujeitos surdos. Para isso, foram realizadas 120 horas de observação em uma sala de aula dita bilíngue de uma escola localizada no Distrito Federal. Foram sujeitos da pesquisa três alunos surdos com faixa etária entre oito e nove anos e a docente da turma. Para a realização deste trabalho, utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa. Ao longo do processo de observação, concluímos que a alfabetização de surdos tem enfrentado vários obstáculos e que a metodologia utilizada na sala de aula observada, por vezes se assemelha às utilizadas no processo de alfabetização de crianças ouvintes ou da filosofia da comunicação total o que não condiz com a realidade socioantropológica dos sujeitos surdos. Observamos ainda que a Língua de Sinais Brasileira não tem sido considerada como prioridade no processo de alfabetização, o que se destaca como um problema na educação dessas crianças. Este trabalho é finalizado com algumas sugestões que acreditamos que talvez possam superar alguns desses obstáculos.
Abstract: This work sought to understand how the process of literacy of deaf children has occurred in the early grades, as well as to investigate which methods have guided pedagogical practice and whether these are appropriate to the specificities and singularities of deaf subjects. For this, 120 hours of observation were performed in a so-called bilingual classroom of a school located in Distrito Federal - Brazil. Three deaf students between eight and nine years old and the class teacher were the subjects of the research. For this work, we used the methodology of qualitative research. Throughout the observation process, we concluded that the literacy of deaf people has faced several obstacles, and the methodology used in the classroom observed sometimes resembles those used in the literacy process of listening children or the philosophy of total communication, which does not match to the socio-anthropological reality of deaf subjects. We also observed that Brazilian Sign Language has not been considered as a priority in the literacy process, which stands out as a problem in the education of these children. This work is finished with some suggestions that we believe may overcome some of these obstacles.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020
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