Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/26714
Título: | Percursos de professores de língua inglesa nas escolas do DF e Entorno |
Autor(es): | Sales, Elber Alves |
Orientador(es): | Fávero Sobrinho, Antônio |
Assunto: | Professores - formação Professores - prática profissional Professores de inglês Professores e alunos Pedagogos - formação |
Data de apresentação: | 30-Nov-2020 |
Data de publicação: | 10-Fev-2021 |
Referência: | SALES, Elber Alves. Percursos de professores de língua inglesa nas escolas do DF e Entorno. 2020. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Na presente monografia aborda-se o processo de construção da identidade do professor
de língua inglesa no contexto da realidade escolar do Distrito Federal e entorno. Para analisar
como tais questões que interferem e estão presentes na identidade profissional do professor de
língua inglesa, adotou-se a pesquisa narrativa nas quais os professores expressam as suas
percepções sobre as relações sociais entre os professores e alunos, a organização curricular, o
livro didático, a gestão escolar e a prática pedagógica. As narrativas são analisadas sob a
perspectiva das ideias de Freire e Shor, Hall e Santos que contribuem pra desvendar as vísceras
da crise de identidade dos professores de língua inglesa. Por fim o trabalho sugere que a
superação da crise de identidade requer que o docente de língua inglesa assuma uma postura de
mutação técnica e filosófica do educador proposta por Milton Santos abrindo possibilidades
para que ele se transforme em sujeito dialético e dialógico, através da transmissão do conteúdo
vivo visando a uma educação libertadora. |
Abstract: | This monograph addresses the process of building the identity of the English
language teacher in the context of the school reality in the Federal District and its surroundings.
To analyse how such issues interfere and are present in the professional identity of the English
language teacher, narrative research was adopted in which teachers express their perceptions
about social relationships between teachers and students, curriculum organization, textbook,
school management and pedagogical practice. The narratives are analyzed from the perspective
of the ideas of Freire and Shor, Hall and Santos who contributed to unravel the insides of the
identity crisis of English language teachers. Finally, the work suggests that overcoming the
identity crisis requires the English language teacher to assume a behavior of technical and
philosophical mutation in the educator proposed by Milton Santos, opening up possibilities for
him to become a dialetical and dialogical subject through the transmission of live content for a
liberating education. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020 |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.