Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Rainri Back dos | - |
dc.contributor.author | Paula, Beatriz Silva de | - |
dc.identifier.citation | PAULA, Beatriz Silva de. O que pode ser uma educação ativa?: uma investigação baseada no pensamento de Spinoza. 2020. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho consiste em uma pesquisa sobre os conceitos elementares da ética
do filósofo Baruch Spinoza, a fim de, por meio deles, pensar os problemas da
educação. Ele está apoiado não só no pensamento do próprio filósofo, em particular,
na obra Ética, como também na interpretação de comentadoras/es. O eixo do
trabalho é a compreensão sobre a afetividade e o objetivo dele é pensar os afetos
nas relações educativas. Para tanto, pretende-se expor o entendimento de Spinoza
sobre substância para demonstrar os conceitos de corpo, alma, ideia e imagem. A
partir disso, será promovida a compreensão sobre ideia adequada e ideia
inadequada, baseada no entendimento sobre as afecções corporais, com o intuito
de compreender como Spinoza pensa o conatus e, por conseguinte, os afetos e as
paixões que o determinam. Por fim, será desenvolvida a diferença entre atividade e
passividade e, a partir disso, objetiva-se uma reflexão sobre os problemas que
cercam as relações educativas no contexto da afetividade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - filosofia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Spinoza, Benedictus de, 1632-1677 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ética filosófica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Afetividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Filosofia e ensino | pt_BR |
dc.title | O que pode ser uma educação ativa? : uma investigação baseada no pensamento de Spinoza | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-10T12:21:40Z | - |
dc.date.available | 2021-02-10T12:21:40Z | - |
dc.date.submitted | 2020-10-14 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26711 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis consists of a research on the elementary concepts of ethics by the
philosopher Baruch Spinoza, in order to think through the problems of education. It
is based not only on the philosopher's own thinking, in particular, on the literary work
Ethics, but also on the interpretation of commentators. The focal point of the project
is the understanding of affectivity and its objective is to think about affections in
educational relationships. Therefore, it is intended to expose Spinoza's understanding of
substance to demonstrate the concepts of body, soul, idea and image. Then, the
understanding of adequate and inadequate ideas will be promoted, based on the
understanding of body affects, in order to understand how Spinoza thinks about the
conatus and, therefore, the affections and passions that determine it. Finally, the
difference between activity and passivity will be developed and, based on that, the
aim is to reflect on the problems that surround educational relationships in the
context of affectivity | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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