Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26711
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_BeatrizSilvaDePaula_tcc.pdf518,52 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSantos, Rainri Back dos-
dc.contributor.authorPaula, Beatriz Silva de-
dc.identifier.citationPAULA, Beatriz Silva de. O que pode ser uma educação ativa?: uma investigação baseada no pensamento de Spinoza. 2020. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho consiste em uma pesquisa sobre os conceitos elementares da ética do filósofo Baruch Spinoza, a fim de, por meio deles, pensar os problemas da educação. Ele está apoiado não só no pensamento do próprio filósofo, em particular, na obra Ética, como também na interpretação de comentadoras/es. O eixo do trabalho é a compreensão sobre a afetividade e o objetivo dele é pensar os afetos nas relações educativas. Para tanto, pretende-se expor o entendimento de Spinoza sobre substância para demonstrar os conceitos de corpo, alma, ideia e imagem. A partir disso, será promovida a compreensão sobre ideia adequada e ideia inadequada, baseada no entendimento sobre as afecções corporais, com o intuito de compreender como Spinoza pensa o conatus e, por conseguinte, os afetos e as paixões que o determinam. Por fim, será desenvolvida a diferença entre atividade e passividade e, a partir disso, objetiva-se uma reflexão sobre os problemas que cercam as relações educativas no contexto da afetividade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação - filosofiapt_BR
dc.subject.keywordSpinoza, Benedictus de, 1632-1677pt_BR
dc.subject.keywordÉtica filosóficapt_BR
dc.subject.keywordAfetividadept_BR
dc.subject.keywordFilosofia e ensinopt_BR
dc.titleO que pode ser uma educação ativa? : uma investigação baseada no pensamento de Spinozapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-02-10T12:21:40Z-
dc.date.available2021-02-10T12:21:40Z-
dc.date.submitted2020-10-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26711-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This thesis consists of a research on the elementary concepts of ethics by the philosopher Baruch Spinoza, in order to think through the problems of education. It is based not only on the philosopher's own thinking, in particular, on the literary work Ethics, but also on the interpretation of commentators. The focal point of the project is the understanding of affectivity and its objective is to think about affections in educational relationships. Therefore, it is intended to expose Spinoza's understanding of substance to demonstrate the concepts of body, soul, idea and image. Then, the understanding of adequate and inadequate ideas will be promoted, based on the understanding of body affects, in order to understand how Spinoza thinks about the conatus and, therefore, the affections and passions that determine it. Finally, the difference between activity and passivity will be developed and, based on that, the aim is to reflect on the problems that surround educational relationships in the context of affectivitypt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.