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Título: Evidências científicas do uso de exergame sobre as capacidades físicas de idosos
Autor(es): Arruda, Victor Fernandes
Orientador(es): Safons, Marisete Peralta
Assunto: Realidade virtual
Jogos digitais
Exercícios físicos para idosos
Idosos - saúde
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 9-Fev-2021
Referência: ARRUDA, Victor Fernandes. Evidências científicas do uso de exergame sobre as capacidades físicas de idosos. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A população com mais de 60 anos vem crescendo de forma exponencial em todo o mundo. Apesar dos benefícios provenientes da prática de atividade física, a literatura mostra que muitos idosos ainda resistem a essa prática, por fatores como o comodismo e questões médicas. Nos últimos anos, os jogos de realidade virtual vêm sendo utilizados pela população geral, como alternativa para a prática de exercício físico de maneira mais agradável. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática de mapeamento sobre os efeitos dos exergames nas capacidades físicas de idosos comunitários saudáveis. Para seleção dos artigos, foram analisados os estudos publicados entre os anos de 2000 e 2018, na base de dados PubMed, com idosos (>60 anos) saudáveis, em que foram utilizados exercícios de videogames ativos (VGAs) como ferramenta de intervenção para manutenção das capacidades físicas destes indivíduos. Os resultados observados sugerem melhoras nas capacidades físicas, sendo o equilíbrio e a força as mais analisadas. Porém, a maioria dos artigos publicados compara a intervenção utilizando exergames com a ausência de qualquer outra atividade programada, podendo ser encarado como viés para a pesquisa. Desta forma, podemos concluir que os VGAs podem contribuir para a melhora das capacidades físicas de idosos comunitários saudáveis. Entretanto, é necessária a realização de novos estudos que investiguem com mais afinco os benefícios adicionais dos programas de treinamento com jogos de realidade virtual em comparação às terapias convencionais.
Abstract: The population over 60 years has been growing exponentially all over the world. Although the physical consultation sessions were presented, a. In recent years, virtual reality games have been being used by man as a more enjoyable form of physical exercise. The mapping systematic of the effects of the physical is the actions of the physical members. For the selection of articles, the studies were conducted between 2000 and 2018 in the PubMed database, with elderly (> 60 years) as active video game exercises (VGAs) as an intervention tool for crowd maintenance. The observed results are improved in the physical dimensions, being the balance and the force more analyzed. However, most of the published articles should use exergames with the absence of any other programmed activity, and may be regarded as a bias for the research. In this way, we can conclude that VGAs can contribute to improving the chances of healthy elderly. However, it is necessary to carry out new studies that investigate the possibilities of training programs in virtual games of evaluation to the conventional therapies.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2019.
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