Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pederiva, Patrícia Lima Martins | - |
dc.contributor.author | Tavares, Marcela Villa Real Franco | - |
dc.identifier.citation | TAVARES, Marcela Villa Real Franco. Estéticas do aprender: o terreiro como espaço educativo. 2019. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho buscou investigar o que as crianças que frequentam a Tenda Espírita São
Jerônimo, Núcleo Bandeirante, aprendem em um Terreiro de Umbanda, entendo-se aqui, a
vida como processo educativo. Para isso investigamos a constituição histórico-social do negro
no Brasil, e a vida enquanto processo educativo que perpassa pela tradição oral. A
metodologia deste trabalho está entrelaçada com a vivência das crianças neste espaço. Através
da produção fotográfica elas materializaram suas vivências e aprendizagens. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Umbanda | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo educativo | pt_BR |
dc.title | Estéticas do aprender : o terreiro como espaço educativo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-09T13:00:51Z | - |
dc.date.available | 2021-02-09T13:00:51Z | - |
dc.date.submitted | 2019-04-12 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26694 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study tried to investigate what children who attend the Tenda Espírita São Jerônimo,
Núcleo Bandeirante, learn in a Umbanda Terreiro. For this we investigate the social-historical
constitution of black people in Brazil, and life as an educational process that runs through the
oral tradition. The methodology of this work is intertwined with the experience of children in
this space. Through photographic production they materialized their experiences and learning. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|