Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26694
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MarcelaVillaRealTavares_tcc.pdf1,85 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPederiva, Patrícia Lima Martins-
dc.contributor.authorTavares, Marcela Villa Real Franco-
dc.identifier.citationTAVARES, Marcela Villa Real Franco. Estéticas do aprender: o terreiro como espaço educativo. 2019. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho buscou investigar o que as crianças que frequentam a Tenda Espírita São Jerônimo, Núcleo Bandeirante, aprendem em um Terreiro de Umbanda, entendo-se aqui, a vida como processo educativo. Para isso investigamos a constituição histórico-social do negro no Brasil, e a vida enquanto processo educativo que perpassa pela tradição oral. A metodologia deste trabalho está entrelaçada com a vivência das crianças neste espaço. Através da produção fotográfica elas materializaram suas vivências e aprendizagens.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação - aspectos sociaispt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordUmbandapt_BR
dc.subject.keywordProcesso educativopt_BR
dc.titleEstéticas do aprender : o terreiro como espaço educativopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-02-09T13:00:51Z-
dc.date.available2021-02-09T13:00:51Z-
dc.date.submitted2019-04-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26694-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study tried to investigate what children who attend the Tenda Espírita São Jerônimo, Núcleo Bandeirante, learn in a Umbanda Terreiro. For this we investigate the social-historical constitution of black people in Brazil, and life as an educational process that runs through the oral tradition. The methodology of this work is intertwined with the experience of children in this space. Through photographic production they materialized their experiences and learning.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.