Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pederiva, Patrícia Lima Martins | - |
dc.contributor.author | Almeida, Wériklis Marques | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Wériklis Marques. Memórias sobre diversidade sexual e de gênero de um professor em formação: família, escola e religião. 2018. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018 | pt_BR |
dc.description.abstract | A monografia intitulada Memórias sobre diversidade sexual e de gênero de um professor em
formação: Família, escola e religião visa problematizar as memórias das vivências do autor a
respeito dos seus processos sociais, dentro da escola, do meio familiar e de sua religião
criticando a violência nessas instituições na composição dos corpos homossexuais. A
monografia se divide em três capitulo: o primeiro, intitulado Infância, gênero, e normatização
do corpo, relata a vigilância e os cerceamentos dos processos criadores das crianças, com o
intuito de reforçar a heterossexualidade esperada dos indivíduos e entendida como natural. O
segundo capítulo, Morte, suicídio e a ligação com a família, mapeia dados sobre o número de
mortes no Brasil de membros da comunidade LGBTQ+ detalhando ano, quantidade e causas
mortuárias, ainda nesse se faz a reflexão sobre o papel que a família tem nos caminhos dessa
comunidade, e os reflexos que esse apoio, ou a falta do mesmo pode causar na constituição do
sofrimento psíquico. O último capítulo, Religião e os impactos nos corpos estranhos, discute
acerca da visão de várias religiões a respeito da homossexualidade e denuncia os efeitos
perversos de uma experiência religiosa pautada em exclusões a partir relatos de pessoas que
cresceram e se desenvolveram dentro de igrejas e depois se assumiram homossexuais. A
monografia contribui para os processos educativos dos alunos intitulados queers, com a
desconstrução da perspectiva heteronormativa de infância, combatendo assim, a
marginalização das crianças que não estão no padrão esperado pela nossa sociedade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Homossexualidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diversidade sexual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Homofobia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crime sexual | pt_BR |
dc.subject.keyword | LGBTQIAP+ | pt_BR |
dc.title | Memórias sobre diversidade sexual e de gênero de um professor em formação : família, escola e religião | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-09T12:54:51Z | - |
dc.date.available | 2021-02-09T12:54:51Z | - |
dc.date.submitted | 2018-12-11 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26693 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The entitled monography "Memories of sexual and gender diversity from a teacher in
training: Family, school and religion" aims to discuss the author's memories of experiences
about his social interactions, at school, at home and in his religion, pointing out the violence
against homosexuals that exists in these institutions. The monography divides itself in three
chapters: The first one, entitled "Childhood, gender and body acceptance" reports the
supervision and the repression in the process of children development, with the intention of
reinforcing heterosexuality that is expected from the people and understood as natural. The
second chapter: "Death, suicide and it linkage with family" maps data on the number of
casualties of LGBTQ+ community members in Brazil, detailing year, amount and death
causes. Still in this chapter it's reflected about the family's role in the LGBTQ+ community
path, and what this support or the lack of it may cause in the person's mental health. The last
chapter: "Religion and it impacts at different people" discuss about distinct religions points of
view about homosexuality and reports the wicked effects of a religious experience ruled by
exclusions from stories of people who grew up and developed in churches and then came out
as homosexuals. The monography supports the educational process of the students identified
as 'queers', with the break up of the heteronormative perspective in the childhood, opposing
the marginalization of children that doesn't fit the mold expected by our society. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|