Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26693
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_WeriklisMarquesAlmeida_tcc.pdf2,17 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPederiva, Patrícia Lima Martins-
dc.contributor.authorAlmeida, Wériklis Marques-
dc.identifier.citationALMEIDA, Wériklis Marques. Memórias sobre diversidade sexual e de gênero de um professor em formação: família, escola e religião. 2018. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018pt_BR
dc.description.abstractA monografia intitulada Memórias sobre diversidade sexual e de gênero de um professor em formação: Família, escola e religião visa problematizar as memórias das vivências do autor a respeito dos seus processos sociais, dentro da escola, do meio familiar e de sua religião criticando a violência nessas instituições na composição dos corpos homossexuais. A monografia se divide em três capitulo: o primeiro, intitulado Infância, gênero, e normatização do corpo, relata a vigilância e os cerceamentos dos processos criadores das crianças, com o intuito de reforçar a heterossexualidade esperada dos indivíduos e entendida como natural. O segundo capítulo, Morte, suicídio e a ligação com a família, mapeia dados sobre o número de mortes no Brasil de membros da comunidade LGBTQ+ detalhando ano, quantidade e causas mortuárias, ainda nesse se faz a reflexão sobre o papel que a família tem nos caminhos dessa comunidade, e os reflexos que esse apoio, ou a falta do mesmo pode causar na constituição do sofrimento psíquico. O último capítulo, Religião e os impactos nos corpos estranhos, discute acerca da visão de várias religiões a respeito da homossexualidade e denuncia os efeitos perversos de uma experiência religiosa pautada em exclusões a partir relatos de pessoas que cresceram e se desenvolveram dentro de igrejas e depois se assumiram homossexuais. A monografia contribui para os processos educativos dos alunos intitulados queers, com a desconstrução da perspectiva heteronormativa de infância, combatendo assim, a marginalização das crianças que não estão no padrão esperado pela nossa sociedade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordHomossexualidadept_BR
dc.subject.keywordDiversidade sexualpt_BR
dc.subject.keywordHomofobiapt_BR
dc.subject.keywordSexualidadept_BR
dc.subject.keywordCrime sexualpt_BR
dc.subject.keywordLGBTQIAP+pt_BR
dc.titleMemórias sobre diversidade sexual e de gênero de um professor em formação : família, escola e religiãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-02-09T12:54:51Z-
dc.date.available2021-02-09T12:54:51Z-
dc.date.submitted2018-12-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26693-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The entitled monography "Memories of sexual and gender diversity from a teacher in training: Family, school and religion" aims to discuss the author's memories of experiences about his social interactions, at school, at home and in his religion, pointing out the violence against homosexuals that exists in these institutions. The monography divides itself in three chapters: The first one, entitled "Childhood, gender and body acceptance" reports the supervision and the repression in the process of children development, with the intention of reinforcing heterosexuality that is expected from the people and understood as natural. The second chapter: "Death, suicide and it linkage with family" maps data on the number of casualties of LGBTQ+ community members in Brazil, detailing year, amount and death causes. Still in this chapter it's reflected about the family's role in the LGBTQ+ community path, and what this support or the lack of it may cause in the person's mental health. The last chapter: "Religion and it impacts at different people" discuss about distinct religions points of view about homosexuality and reports the wicked effects of a religious experience ruled by exclusions from stories of people who grew up and developed in churches and then came out as homosexuals. The monography supports the educational process of the students identified as 'queers', with the break up of the heteronormative perspective in the childhood, opposing the marginalization of children that doesn't fit the mold expected by our society.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.