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Título: Análise da aprendizagem tática e técnica de universitárias iniciantes em voleibol : estudo comparativo entre os métodos tradicional analítico e o Teaching Games for Understanding (TGfU)
Autor(es): Rodrigues, Marcelo Couto Jorge
Orientador(es): Costa, Felipe Rodrigues da
Coorientador(es): Castro, Henrique de Oliveira
Assunto: Exercícios físicos
Voleibol
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 9-Fev-2021
Referência: RODRIGUES, Marcelo Couto Jorge. Análise da aprendizagem tática e técnica de universitárias iniciantes em voleibol: estudo comparativo entre os métodos tradicional analítico e o Teaching Games for Understanding (TGfU). 2019. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar o aprendizado técnico e tático no voleibol a partir da comparação de dois métodos. Participaram do estudo 22 mulheres universitárias iniciantes com média de idade de 21,54 anos. As participantes foram divididas em dois grupos que receberam aulas de diferentes métodos. O grupo 1 realizou aulas pelo método Teaching Games for Understanding (TGfU) e o grupo 2 tradicional analítico. Ambos os grupos realizaram 12 aulas de seus respectivos métodos. Foram realizados jogos que foram filmados e analisados utilizando-se do Instrumento de Avaliação do Desempenho Técnico-tático do Voleibol (IAD-VB), o qual possibilitou a avaliação do nível de desempenho geral (DEG). Para as comparações intragrupo utilizou-se o teste t pareado nas comparações entre grupos, o teste t para amostras independentes. Como resultado do teste, reportou-se que no grupo 1 (TGfU) houve diferença significativa no DEG do pré para o pós-teste. Isso indica que o método TGfU se apresentou mais eficaz quando levamos em consideração o resultado intragrupo, porém não foi o suficiente para determinar que foi superior ao tradicional analítico na análise entre grupos.
Abstract: This study aimed to analyze the technical and tactical learning in volleyball from the comparison of two methods. Twenty-two college women with a mean age of 21.54 years participated in the study. Participants were divided into two groups that received classes of different methods. Group 1 taught through Teaching Games for Understanding (TGfU) and traditional analytic group 2. Both groups performed 12 classes of their respective methods. Games were filmed and analyzed using the Technical-Tactical Performance Evaluation Instrument of Volleyball (IAD-VB), which enabled the evaluation of the general performance level (DEG). For the intragroup comparisons the paired t-test was used in the comparisons between groups, the t-test for independent samples. As a result of the test, it was reported that in group 1 (TGfU) there was a significant difference in the DEG from the pre to the post-test. This indicates that the TGfU method was more effective when we considered the intragroup result, but it was not enough to determine that it was superior to the traditional analytic in the analysis between groups.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2019.
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