Título: | Ter, fazer, ser e postar : relação da extensão do self de Belk com um novo padrão de culto ao corpo por meio da atividade física no Instagram |
Autor(es): | Lima, Maria Eduarda Dornelas |
Orientador(es): | Costa, Américo Pierangeli |
Assunto: | Exercícios físicos Instagram (Rede social on-line) Beleza física |
Data de apresentação: | 11-Jul-2019 |
Data de publicação: | 8-Fev-2021 |
Referência: | LIMA, Maria Eduarda Dornelas. Ter, fazer, ser e postar: relação da extensão do self de Belk com um novo padrão de culto ao corpo por meio da atividade física no Instagram. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | A Era Digital trouxe consigo diversas mudanças que impactaram em amplas
áreas de conhecimento. As redes sociais passaram a fazer parte do cotidiano, de
forma que as pessoas estabelecem uma conexão e estendem sua personalidade
aos avatares nas postagens. Com base na revisão de literatura proposta por Belk
(1988 e 2013) sobre as posses e extensões do self e as mudanças emergentes do
mundo digital, o presente estudo qualitativo tem como objetivo explorar se o
aplicativo Instagram influencia na prática de uma atividade física e no consumo de
produtos de um mercado específico associados a ela. A partir dos estados básico da
existência: ter, fazer e ser, com um novo estado, postar, foi constatado que a rede
social tem uma influência motivacional relevante para o comportamento do consumo
do mercado fitness e também nas percepções da construção do self. O culto ao
corpo é reforçada diariamente a cada postagem nas redes sociais, determinado por
um padrão coletivo, ele influencia tanto online quanto offline os aspectos trabalhados
ao longo da pesquisa e está presente em como as pessoas se identificam, como
identificam o outro e como querem ser identificadas. |
Abstract: | The Digital Era brought with it several changes that impacted broad areas of
knowledge. Social media become part of daily life, so that people establish a
connection and extend their personality to the avatars in postings. Based on the
literature review proposed by Belk (1988 and 2013) on the properties and extensions
of self and the emerging changes of the digital world, the present qualitative study
aims to explore if the Instagram app influences the practice of a physical activity and
the consumption of products from a specific market associated with it. From the basic
states of existence: having, doing and being, with a new state, posting, it was verified
that the social media has a relevant motivational influence for the consumption
behavior of the fitness market and also in the perceptions of the construction of self.
The body worship is reinforced daily to each posting in social media, determined by a
collective standard, it influences both online and offline the aspects worked through
the research and is present in how people identify themselves, how they identify
others and how they want be identified. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.