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Título: Ter, fazer, ser e postar : relação da extensão do self de Belk com um novo padrão de culto ao corpo por meio da atividade física no Instagram
Autor(es): Lima, Maria Eduarda Dornelas
Orientador(es): Costa, Américo Pierangeli
Assunto: Exercícios físicos
Instagram (Rede social on-line)
Beleza física
Data de apresentação: 11-Jul-2019
Data de publicação: 8-Fev-2021
Referência: LIMA, Maria Eduarda Dornelas. Ter, fazer, ser e postar: relação da extensão do self de Belk com um novo padrão de culto ao corpo por meio da atividade física no Instagram. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A Era Digital trouxe consigo diversas mudanças que impactaram em amplas áreas de conhecimento. As redes sociais passaram a fazer parte do cotidiano, de forma que as pessoas estabelecem uma conexão e estendem sua personalidade aos avatares nas postagens. Com base na revisão de literatura proposta por Belk (1988 e 2013) sobre as posses e extensões do self e as mudanças emergentes do mundo digital, o presente estudo qualitativo tem como objetivo explorar se o aplicativo Instagram influencia na prática de uma atividade física e no consumo de produtos de um mercado específico associados a ela. A partir dos estados básico da existência: ter, fazer e ser, com um novo estado, postar, foi constatado que a rede social tem uma influência motivacional relevante para o comportamento do consumo do mercado fitness e também nas percepções da construção do self. O culto ao corpo é reforçada diariamente a cada postagem nas redes sociais, determinado por um padrão coletivo, ele influencia tanto online quanto offline os aspectos trabalhados ao longo da pesquisa e está presente em como as pessoas se identificam, como identificam o outro e como querem ser identificadas.
Abstract: The Digital Era brought with it several changes that impacted broad areas of knowledge. Social media become part of daily life, so that people establish a connection and extend their personality to the avatars in postings. Based on the literature review proposed by Belk (1988 and 2013) on the properties and extensions of self and the emerging changes of the digital world, the present qualitative study aims to explore if the Instagram app influences the practice of a physical activity and the consumption of products from a specific market associated with it. From the basic states of existence: having, doing and being, with a new state, posting, it was verified that the social media has a relevant motivational influence for the consumption behavior of the fitness market and also in the perceptions of the construction of self. The body worship is reinforced daily to each posting in social media, determined by a collective standard, it influences both online and offline the aspects worked through the research and is present in how people identify themselves, how they identify others and how they want be identified.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2019.
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