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Título: A cultura do lúdico no Paranoá : percepções de alguns moradores e alunos de uma escola pública
Autor(es): Bezerra, Renan Rodrigues
Orientador(es): Brito, Marcelo de
Assunto: Ludicidade
Atividades lúdicas
Jogos digitais
Tecnologia
Data de apresentação: 8-Jul-2019
Data de publicação: 8-Fev-2021
Referência: BEZERRA, Renan Rodrigues. A cultura do lúdico no Paranoá: percepções de alguns moradores e alunos de uma escola pública. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Introdução: É comum acreditar que a cultura do lúdico tradicional está se extinguindo, de fato, é possível notar que há um processo de modificação no decorrer do tempo em que as manifestações lúdicas estão cada vez mais relacionadas à tecnologia. Justificativa: Manifesta a necessidade de um texto que traga influência e importância na valoração cultural das brincadeiras e prática corporal da população por uma vida mais saudável e ativa. Objetivo central: Analisar as mudanças do lúdico no Paranoá, verificar se há na escola possibilidade de resgate da cultura do lúdico tradicional por ser um espaço que se realiza o encontro da comunidade. Metodologia: Foram feitas entrevistas com um roteiro de perguntas para dois grupos pessoas (moradores antigos e estudantes) que residem no bairro, e analisado suas concepções com a revisão bibliográfica a respeito das mudanças lúdicas no bairro. Resultados: As mudanças espaciais e tecnológicas interferiram na cultura lúdica. Os jogos digitais influenciam neste fato e também no aspecto do dinamismo corporal que era facilitado pelas presença do brincar nos espaços públicos do bairro em tempos idos. A cultura do lúdico pode ser uma ótima ferramenta de ensino que pode resgatar ser utilizada no processo de ensino. Conclusão: Há a necessidade de resgatar o valou do lúdico como direito social dentro como fora da escola. O professor de educação física neste sentido pode ter um importante papel a desempenhar como elo desse resgate cultural.
Abstract: Introduction: It is a traditional type of teaching of the traditional ludic that is being extinguished, in fact, is a process that can be recognized as a process of change in the course of time as playful manifestations that are increasingly related to technology. Justificativa: expresses the need for a text that brings influence and importance in the cultural valuation of the games and practice of the population for a healthier and more active life. Central objective: To analyze the changes of playfulness in Paranoá, and its importance not to end; seek in school if there is traditional playful effectiveness for space in which the community meeting is held. Methodology: made interviews with a 5 questionnaire for two groups of people (former residents and students) residing in the neighborhood, and analyzed their conceptions with the bibliographical revision regarding the ludic changes in the neighborhood. Results: Spatial and technological changes influence in the playful feature, in which the newest motor play modifiers are played in the neighborhood the confirmation of the raised theory and the ludic if it indicates a great tool of education there is no use of teaching process. Conclusion: The need to have the laws of the right to higher education as part of the school, is fundamental for humanity and the results of learning outcomes. The physical education teacher is the most apt to do the cultural rescue mainly stimulating the ludic, which leads us to an education besides a healthy and active life.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2019.
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