Título: | Não é a minha super-heroína, é a única que me deram : uma análise da representação da Mulher-Maravilha no audiovisual e a relevância da personagem como brinquedo de ação |
Autor(es): | Freitas, Monique Alves |
Orientador(es): | Oliveira, Selma Regina Nunes |
Assunto: | Audiovisual Personagens no cinema Indústria cinematográfica Brinquedos Feminismo Histórias em quadrinhos Mulheres na comunicação de massa |
Data de apresentação: | 26-Jun-2018 |
Data de publicação: | 8-Fev-2021 |
Referência: | FREITAS, Monique Alves. Não é a minha super-heroína, é a única que me deram: uma análise da representação da Mulher-Maravilha no audiovisual e a relevância da personagem como brinquedo de ação. 2018. 95 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O presente trabalho busca analisar os produtos audiovisuais da personagem Mulher-Maravilha
quanto a sua representação. Bem como, análise de suas figuras de ação, fazendo contraposição
com outras bonecas disponibilizadas nas lojas de brinquedo, como é o caso da boneca Barbie. O
referencial teórico foi embasado no feminismo norte-americano, visto que a personagem é
estadunidense. Serviram de base para esse estudo, as autoras: Simone de Beauvoir, Tereza de
Lauretis, Guacira Lopes, entre outras. Conclui-se que a atual representação da personagem faz com
que muitas meninas se inspirem nela. No mercado, contudo, a Mulher-Maravilha, como boneco de
ação, é uma das poucas opções dentre tantas outras figuras de ação, sendo quase sempre a única
personagem feminina em meio a personagens masculinos. Ainda é esmagador ao número de
bonecos de ação masculinos, voltados para o público masculino. No caso das bonecas
disponibilizadas para as meninas, a maior representação é o das bonecas bebês e da boneca Barbie.
Sendo assim, a Mulher-Maravilha é um brinquedo que consegue penetrar nas duas esferas dentro
de uma loja de brinquedo. Consegue ser brinquedo de ação e também boneca. |
Abstract: | The aim of this work seeks to analyze the audiovisual products of the character Wonder Woman
about their representation. As well, analysis of their action figures, making counterpoint with other
dolls availables in toy stores, as is the case of the Barbie doll. The theoretical corpus consists on
american feminism, since the character is American. The authors were Simone de Beauvoir, Tereza
de Lauretis, Guacira Lopes, among others. It is concluded that the current representation of the
character causes many girls to be inspired by it. In the market however, Wonder Woman, as an
action figure, is one of the few options among many other action figures, almost always the only
female character among male characters. It is still overwhelming the number of male action figures,
aimed at the male audience. In the case of the dolls made available to the girls, the biggest
representation is the baby dolls and the Barbie doll. Thus, Wonder Woman is a toy that can
penetrate the two spheres inside a toy store. Can be an action figure and also a doll. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2018. |
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