Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26665
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MoniqueAlvesFreitas_tcc.pdf5,87 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorOliveira, Selma Regina Nunes-
dc.contributor.authorFreitas, Monique Alves-
dc.identifier.citationFREITAS, Monique Alves. Não é a minha super-heroína, é a única que me deram: uma análise da representação da Mulher-Maravilha no audiovisual e a relevância da personagem como brinquedo de ação. 2018. 95 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca analisar os produtos audiovisuais da personagem Mulher-Maravilha quanto a sua representação. Bem como, análise de suas figuras de ação, fazendo contraposição com outras bonecas disponibilizadas nas lojas de brinquedo, como é o caso da boneca Barbie. O referencial teórico foi embasado no feminismo norte-americano, visto que a personagem é estadunidense. Serviram de base para esse estudo, as autoras: Simone de Beauvoir, Tereza de Lauretis, Guacira Lopes, entre outras. Conclui-se que a atual representação da personagem faz com que muitas meninas se inspirem nela. No mercado, contudo, a Mulher-Maravilha, como boneco de ação, é uma das poucas opções dentre tantas outras figuras de ação, sendo quase sempre a única personagem feminina em meio a personagens masculinos. Ainda é esmagador ao número de bonecos de ação masculinos, voltados para o público masculino. No caso das bonecas disponibilizadas para as meninas, a maior representação é o das bonecas bebês e da boneca Barbie. Sendo assim, a Mulher-Maravilha é um brinquedo que consegue penetrar nas duas esferas dentro de uma loja de brinquedo. Consegue ser brinquedo de ação e também boneca.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAudiovisualpt_BR
dc.subject.keywordPersonagens no cinemapt_BR
dc.subject.keywordIndústria cinematográficapt_BR
dc.subject.keywordBrinquedospt_BR
dc.subject.keywordFeminismopt_BR
dc.subject.keywordHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subject.keywordMulheres na comunicação de massapt_BR
dc.titleNão é a minha super-heroína, é a única que me deram : uma análise da representação da Mulher-Maravilha no audiovisual e a relevância da personagem como brinquedo de açãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-02-08T19:21:39Z-
dc.date.available2021-02-08T19:21:39Z-
dc.date.submitted2018-06-26-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26665-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The aim of this work seeks to analyze the audiovisual products of the character Wonder Woman about their representation. As well, analysis of their action figures, making counterpoint with other dolls availables in toy stores, as is the case of the Barbie doll. The theoretical corpus consists on american feminism, since the character is American. The authors were Simone de Beauvoir, Tereza de Lauretis, Guacira Lopes, among others. It is concluded that the current representation of the character causes many girls to be inspired by it. In the market however, Wonder Woman, as an action figure, is one of the few options among many other action figures, almost always the only female character among male characters. It is still overwhelming the number of male action figures, aimed at the male audience. In the case of the dolls made available to the girls, the biggest representation is the baby dolls and the Barbie doll. Thus, Wonder Woman is a toy that can penetrate the two spheres inside a toy store. Can be an action figure and also a doll.pt_BR
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.