Título: | Experiências em multidimensões : comunicação, hedonismo, usabilidade e iteratividade no UX Design |
Autor(es): | Pena, Júlia Mundim |
Orientador(es): | Souza, Luciano Mendes de |
Assunto: | Usabilidade Interatividade (Internet) Design Hedonismo |
Data de apresentação: | 29-Nov-2019 |
Data de publicação: | 8-Fev-2021 |
Referência: | PENA, Júlia Mundim. Experiências em multidimensões: comunicação, hedonismo, usabilidade e iteratividade no UX Design. 2019. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | O percurso desta monografia teve início nas origens da usabilidade,
hedonismo e interatividade, encontrados em grande parte dos estudos atuais sobre
o design da experiência do usuário. Passando pelas pesquisas que revelaram a
expansão e disseminação desses campos do saber, descrevendo a influência deles
na formação das sociedades modernas, no crescimento do consumo, nas
experiências de compra e, somente mais tarde, na experiência virtual, foi possível
traçar uma linha temporal que culminou no surgimento do UX Design. As múltiplas
dimensões e disciplinas formadoras do campo comprovaram que é impossível
conhecê-lo investigando apenas a última década, na qual ele se consolidou.
Havendo reconhecido que a avaliação empírica da experiência se tornou o
cerne do design centrado no usuário e, por isso, os métodos se multiplicam ano
após ano, foram delineadas e debatidas as possíveis razões para este fenômeno,
a importância da dicotomia hedonismo e usabilidade neste contexto, além das
tendências, forças e fraquezas das avaliações praticadas hoje por profissionais. Ao
final, abriu-se uma discussão sobre as transformações tecnológicas que impactam
diretamente no futuro do design e avaliação da experiência do usuário. Sugeriu-se
também, com base em diversos autores, que as novas tecnologias de interação
possibilitem a descoberta de dimensões do UX Design ainda inexploradas, além de
que a interação social e, consequentemente, o campo da comunicação, cumprem
papéis essenciais nesse momento de investigação. |
Abstract: | The path of this present research began in the origins of usability, hedonism
and interactivity, found in most of the current user experience design studies. Going
through academic investigations that revealed the expansion and dissemination of
these fields of knowledge, describing their influence on the formation of modern
societies, consumption growth, shopping experiences and, only later, on virtual
experiences, it was possible to delineate a timeline that culminated in the
emergence of UX Design. The formative multiple dimensions and subjects of the
field proved the impossibility of knowing it investigating solely the last decade, in
which it was consolidated.
Having recognized that experience empiric evaluation have become the core
of use-centered design and, therefore, methods are multiplied year after year,
possible reasons for this phenomenon were outlined and debated; as well as the
importance of the hedonism and usability dichotomy in this context, and the
tendencies, strengths and weaknesses of current evaluation methods of the industry
and academy. At the end, a discussion about future technological transformations
that will impact directly on user experience design and evaluation was opened. It
was also suggested, based on several authors, that new interaction technologies
may enable the discovery of unexplored UX dimensions, besides that social
interaction and, consequently, communication studies play important rules in this
investigation moment. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Publicidade e Propaganda, 2019. |
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