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dc.contributor.advisorSouza, Luciano Mendes de-
dc.contributor.authorPena, Júlia Mundim-
dc.identifier.citationPENA, Júlia Mundim. Experiências em multidimensões: comunicação, hedonismo, usabilidade e iteratividade no UX Design. 2019. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Publicidade e Propaganda, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO percurso desta monografia teve início nas origens da usabilidade, hedonismo e interatividade, encontrados em grande parte dos estudos atuais sobre o design da experiência do usuário. Passando pelas pesquisas que revelaram a expansão e disseminação desses campos do saber, descrevendo a influência deles na formação das sociedades modernas, no crescimento do consumo, nas experiências de compra e, somente mais tarde, na experiência virtual, foi possível traçar uma linha temporal que culminou no surgimento do UX Design. As múltiplas dimensões e disciplinas formadoras do campo comprovaram que é impossível conhecê-lo investigando apenas a última década, na qual ele se consolidou. Havendo reconhecido que a avaliação empírica da experiência se tornou o cerne do design centrado no usuário e, por isso, os métodos se multiplicam ano após ano, foram delineadas e debatidas as possíveis razões para este fenômeno, a importância da dicotomia hedonismo e usabilidade neste contexto, além das tendências, forças e fraquezas das avaliações praticadas hoje por profissionais. Ao final, abriu-se uma discussão sobre as transformações tecnológicas que impactam diretamente no futuro do design e avaliação da experiência do usuário. Sugeriu-se também, com base em diversos autores, que as novas tecnologias de interação possibilitem a descoberta de dimensões do UX Design ainda inexploradas, além de que a interação social e, consequentemente, o campo da comunicação, cumprem papéis essenciais nesse momento de investigação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordUsabilidadept_BR
dc.subject.keywordInteratividade (Internet)pt_BR
dc.subject.keywordDesignpt_BR
dc.subject.keywordHedonismopt_BR
dc.titleExperiências em multidimensões : comunicação, hedonismo, usabilidade e iteratividade no UX Designpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-02-08T14:16:21Z-
dc.date.available2021-02-08T14:16:21Z-
dc.date.submitted2019-11-29-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26658-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The path of this present research began in the origins of usability, hedonism and interactivity, found in most of the current user experience design studies. Going through academic investigations that revealed the expansion and dissemination of these fields of knowledge, describing their influence on the formation of modern societies, consumption growth, shopping experiences and, only later, on virtual experiences, it was possible to delineate a timeline that culminated in the emergence of UX Design. The formative multiple dimensions and subjects of the field proved the impossibility of knowing it investigating solely the last decade, in which it was consolidated. Having recognized that experience empiric evaluation have become the core of use-centered design and, therefore, methods are multiplied year after year, possible reasons for this phenomenon were outlined and debated; as well as the importance of the hedonism and usability dichotomy in this context, and the tendencies, strengths and weaknesses of current evaluation methods of the industry and academy. At the end, a discussion about future technological transformations that will impact directly on user experience design and evaluation was opened. It was also suggested, based on several authors, that new interaction technologies may enable the discovery of unexplored UX dimensions, besides that social interaction and, consequently, communication studies play important rules in this investigation moment.pt_BR
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



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