Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26652
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MartadeOliveiraCortesMachado_tcc.pdf990,33 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Proposta de nova metodologia do teste de condutividade elétrica em sementes de milho seccionadas ao meio
Autor(es): Machado, Marta de Oliveira Cortes
Orientador(es): Fagioli, Marcelo
Assunto: Milho - sementes
Milho - melhoramento genético
Sementes - qualidade
Sementes - produção
Condutividade elétrica
Data de apresentação: 12-Dez-2018
Data de publicação: 8-Fev-2021
Referência: MACHADO, Marta de Oliveira Cortes. Proposta de nova metodologia do teste de condutividade elétrica em sementes de milho seccionadas ao meio. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Devido ao aumento da demanda por sementes de boa qualidade, as empresas produtoras de sementes tem buscado cada vez mais o aperfeiçoamento técnico de suas atividades de produção, pesquisando formas de avaliações mais rápidas e precisas do vigor de sementes, para que assim possa ser feito a seleção dos melhores lotes de sementes com alto vigor. Dentre os testes de vigor para avaliar a qualidade fisiológica de sementes, o teste de condutividade elétrica (CE) da solução de embebição das sementes se destaca por ser um teste eficiente na diferenciação do vigor entre lotes de sementes. Sabe-se que os resultados de lixiviados para sementes de milho são baixos, dificultando a separação entre lotes. Assim, deve-se buscar o refinamento da metodologia, com um padrão confiável, que obtenham o mesmo resultado que o teste da metodologia normal, porém utilizando menos tempo para realiza-lo, mantendo a precisão, aumentando a perda de lixiviados e diminuindo o tempo para obtenção dos resultados. E essa é a proposta feita e realizada por essa pesquisa, utilizando sementes de milho seccionadas ao meio, com o intuito de criar uma nova metodologia mais eficiente no parâmetro tempo, para agilizar a tomada de decisão referente ao manejo destinado para cada lote de sementes testado. As sementes inteiras e seccionadas ao meio foram avaliadas utilizando o teste de condutividade elétrica (CE) com diferentes tempos de pré-condicionamento das sementes (4 e 6 h) e diferentes tempos de embebição (2, 4, 6 e 24 h). Foram utilizados dois genótipos de híbridos de milho, híbrido simples e híbrido triplo, que foram submetidos aos testes padrão de geminação, teste de teor de água, envelhecimento acelerado, teste de CE com sementes inteiras e sementes seccionadas ao meio, e emergência de plântulas em campo. Concluiu-se que a metodologia alternativa da CE com sementes de milho seccionadas ao meio permite separar lotes/genótipos de níveis diferentes de vigor com precisão e rapidez. E a combinação de 6 h de précondicionamento, depois seccionamento das sementes ao meio e posterior 6 h deembebição das partes das sementes de milho apresentou resultados semelhantes àmetodologia normal com 24 h de embebição de sementes inteiras.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2018
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.