Título: | Sucesso ou fracasso na leitura à primeira vista? uma pesquisa com os violinistas da Orquestra de Cordas da UnB |
Autor(es): | Quintino, Leonardo Vinicius Hora |
Orientador(es): | Cernev, Francine Kemmer |
Assunto: | Estratégias de ensino-aprendizagem Leitura musical Música para orquestra de cordas Orquestra de Cordas da UnB Violino - instrução e estudo Música - instrução e estudo |
Data de apresentação: | 9-Dez-2019 |
Data de publicação: | 5-Fev-2021 |
Referência: | QUINTINO, Leonardo Vinicius Hora. Sucesso ou fracasso na leitura à primeira vista? uma pesquisa com os violinistas da Orquestra de Cordas da UnB. 2019. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Este trabalho teve como principal objetivo investigar as causas atribuídas pelos violinistas da
Orquestra de Cordas da UnB em situações consideradas de sucesso e fracasso para a leitura à
primeira vista. Ao saber as causas que justificam resultados de sucesso e fracasso, entende-se
que as performances futuras serão beneficiadas aos replicar resultados positivos e evitar os
negativos, utilizando as estratégias de leitura à primeira vista como ferramenta. Para tanto, o
referencial teórico que melhor se adequou aos objetivos propostos foi a Teoria de Atribuição
de Causalidade a partir da perspectiva Intrapessoal, estudada a fundo por Bernard Weiner. A
metodologia deste trabalho caracteriza-se por utilizar a abordagem quantitativa, empregando o
método Survey a partir de um questionário autoadministrado adaptado da dissertação de
Schneider . Em concordância com a teoria, os resultados apontam a atribuição de causas
prioritariamente internas para o sucesso na leitura à primeira, contudo, a contrariam na
situação de fracasso quando as causas são tanto internas quanto externas. Esta pesquisa
pretende contribuir para área da educação musical com a ampliação do ensino de leitura à
primeira vista e incentivo da utilização e criação de novas estratégias para realizar tal
atividade com maiores taxas de sucesso. |
Abstract: | This work aimed to investigate the causes attributed by the violinists of the UnB String
Orchestra in situations considered of success and failure for sight-reading. Knowing the
causes that justify success and failure results, it is understood that future performances will
benefit by replicating positive outcomes and avoiding negative ones by using sight-reading
strategies as a tool. Therefore, the theoretical framework that best fit the proposed objectives
was the Attribution Theory from the Intrapersonal perspective, studied in depth by Bernard
Weiner. The methodology of this work is characterized by using the quantitative approach,
using the Survey method from a self-administered questionnaire adapted from Schneider's
Master’s dissertation. In agreement with the theory, the results point to the attribution of
primarily internal causes for sight-reading success, however, contradict it in the situation of
failure when the causes are both internal and external. This research aims to contribute to the
area of music education by expanding the teaching of sight-reading and encouraging the use
and creation of new strategies to perform such activity with higher success rates. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Música
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.