Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26638
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LeonardoViniciusHoraQuintino_tcc.pdf1,88 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCernev, Francine Kemmer-
dc.contributor.authorQuintino, Leonardo Vinicius Hora-
dc.identifier.citationQUINTINO, Leonardo Vinicius Hora. Sucesso ou fracasso na leitura à primeira vista? uma pesquisa com os violinistas da Orquestra de Cordas da UnB. 2019. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como principal objetivo investigar as causas atribuídas pelos violinistas da Orquestra de Cordas da UnB em situações consideradas de sucesso e fracasso para a leitura à primeira vista. Ao saber as causas que justificam resultados de sucesso e fracasso, entende-se que as performances futuras serão beneficiadas aos replicar resultados positivos e evitar os negativos, utilizando as estratégias de leitura à primeira vista como ferramenta. Para tanto, o referencial teórico que melhor se adequou aos objetivos propostos foi a Teoria de Atribuição de Causalidade a partir da perspectiva Intrapessoal, estudada a fundo por Bernard Weiner. A metodologia deste trabalho caracteriza-se por utilizar a abordagem quantitativa, empregando o método Survey a partir de um questionário autoadministrado adaptado da dissertação de Schneider . Em concordância com a teoria, os resultados apontam a atribuição de causas prioritariamente internas para o sucesso na leitura à primeira, contudo, a contrariam na situação de fracasso quando as causas são tanto internas quanto externas. Esta pesquisa pretende contribuir para área da educação musical com a ampliação do ensino de leitura à primeira vista e incentivo da utilização e criação de novas estratégias para realizar tal atividade com maiores taxas de sucesso.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEstratégias de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordLeitura musicalpt_BR
dc.subject.keywordMúsica para orquestra de cordaspt_BR
dc.subject.keywordOrquestra de Cordas da UnBpt_BR
dc.subject.keywordViolino - instrução e estudopt_BR
dc.subject.keywordMúsica - instrução e estudopt_BR
dc.titleSucesso ou fracasso na leitura à primeira vista? uma pesquisa com os violinistas da Orquestra de Cordas da UnBpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-02-05T18:00:53Z-
dc.date.available2021-02-05T18:00:53Z-
dc.date.submitted2019-12-09-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26638-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work aimed to investigate the causes attributed by the violinists of the UnB String Orchestra in situations considered of success and failure for sight-reading. Knowing the causes that justify success and failure results, it is understood that future performances will benefit by replicating positive outcomes and avoiding negative ones by using sight-reading strategies as a tool. Therefore, the theoretical framework that best fit the proposed objectives was the Attribution Theory from the Intrapersonal perspective, studied in depth by Bernard Weiner. The methodology of this work is characterized by using the quantitative approach, using the Survey method from a self-administered questionnaire adapted from Schneider's Master’s dissertation. In agreement with the theory, the results point to the attribution of primarily internal causes for sight-reading success, however, contradict it in the situation of failure when the causes are both internal and external. This research aims to contribute to the area of music education by expanding the teaching of sight-reading and encouraging the use and creation of new strategies to perform such activity with higher success rates.pt_BR
Aparece na Coleção:Música



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.