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Título: MPB no Ensino Médio como objeto musical na aula de Arte/Música
Autor(es): Alencar, Dara Elizabeth Costa
Orientador(es): Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de
Assunto: Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Música Popular Brasileira (MPB)
Ensino médio
Educação musical
Música na educação
Data de apresentação: 15-Jul-2019
Data de publicação: 5-Fev-2021
Referência: ALENCAR, Dara Elizabeth Costa. MPB no Ensino Médio como objeto musical na aula de Arte/Música. 2019. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho tem como temática a MPB e sua inserção e consolidação como objeto de estudo musical no Ensino Médio. A partir dessa perspectiva, esta monografia propõe refletir sobre a música popular brasileira e/ou MPB no Ensino Médio e sua relevância para a formação musical e cultural dos jovens. Assim, especificamente, objetiva-se identificar em que competência, habilidades e conteúdos o tema MPB pode estar presente no projeto curricular das escolas. Primeiramente, o texto apresenta a definição de Música Popular Brasileira, para posteriormente, entender a MPB como movimento social, político e cultural integrante da história da música popular brasileira. Com apoio nas experiências realizadas em disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado em Música, o trabalho apresenta a MPB como proposta pedagógico-musical no processo de ensino e aprendizagem musical, sendo conteúdo didático para o desenvolvimento social, cultural e musical dos/das jovens estudantes do Ensino Médio. Esta proposta apresenta um diálogo com a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo em Movimento do Distrito Federal. A monografia se caracteriza como um estudo reflexivo sobre a prática docente e adota como metodologia a análise documental e bibliográfica. Concluo que, apesar de muitos gêneros musicais exercerem fortes influências na construção dos gêneros mais conhecidos atualmente, muitos dos/das estudantes estão distantes do repertório MPB em detrimento da cultura de massa dominante. Percebo que é papel da escola oportunizar aos jovens o contato com a história cultural, com o repertório musical e reconhecimento de artistas que os/as jovens do Ensino Médio não estão sendo incentivados/as a conhecer em outros ambientes em que estão inseridos/as.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2019.
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