Título: | MPB no Ensino Médio como objeto musical na aula de Arte/Música |
Autor(es): | Alencar, Dara Elizabeth Costa |
Orientador(es): | Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de |
Assunto: | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Música Popular Brasileira (MPB) Ensino médio Educação musical Música na educação |
Data de apresentação: | 15-Jul-2019 |
Data de publicação: | 5-Fev-2021 |
Referência: | ALENCAR, Dara Elizabeth Costa. MPB no Ensino Médio como objeto musical na aula de Arte/Música. 2019. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Este trabalho tem como temática a MPB e sua inserção e consolidação como objeto de estudo
musical no Ensino Médio. A partir dessa perspectiva, esta monografia propõe refletir sobre a
música popular brasileira e/ou MPB no Ensino Médio e sua relevância para a formação musical
e cultural dos jovens. Assim, especificamente, objetiva-se identificar em que competência,
habilidades e conteúdos o tema MPB pode estar presente no projeto curricular das escolas.
Primeiramente, o texto apresenta a definição de Música Popular Brasileira, para posteriormente,
entender a MPB como movimento social, político e cultural integrante da história da música
popular brasileira. Com apoio nas experiências realizadas em disciplinas de Estágio Curricular
Supervisionado em Música, o trabalho apresenta a MPB como proposta pedagógico-musical no
processo de ensino e aprendizagem musical, sendo conteúdo didático para o desenvolvimento
social, cultural e musical dos/das jovens estudantes do Ensino Médio. Esta proposta apresenta
um diálogo com a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo em Movimento do Distrito
Federal. A monografia se caracteriza como um estudo reflexivo sobre a prática docente e adota
como metodologia a análise documental e bibliográfica. Concluo que, apesar de muitos gêneros
musicais exercerem fortes influências na construção dos gêneros mais conhecidos atualmente,
muitos dos/das estudantes estão distantes do repertório MPB em detrimento da cultura de massa
dominante. Percebo que é papel da escola oportunizar aos jovens o contato com a história
cultural, com o repertório musical e reconhecimento de artistas que os/as jovens do Ensino
Médio não estão sendo incentivados/as a conhecer em outros ambientes em que estão
inseridos/as. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Música
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.