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Título: Tornar-se professor(a) : aprender a ensinar no estágio supervisionado em Música
Autor(es): Pantoja, Fernanda Lissa de Souza
Orientador(es): Narita, Flávia Motoyama
Assunto: Estágios supervisionados
Música
Música - instrução e estudo
Professores de música
Professores - formação
Data de apresentação: 12-Dez-2018
Data de publicação: 5-Fev-2021
Referência: PANTOJA, Fernanda Lissa de Souza. Tornar-se professor(a): aprender a ensinar no estágio supervisionado em Música. 2018. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo refletir sobre minha aprendizagem docente no Estágio Supervisionado em Música 3 (ESM 3), na Universidade de Brasília. Para isso, a proposta foi refletir sobre a prática docente das professoras com quem atuei durante o ESM 3 e descrever que saberes adquiri com as diferentes interações que experienciei durante o ESM 3: docenteestagiário, docente-aluno e estagiário-aluno. Para atingir tal objetivo, as professoras responderam um questionário e foram realizadas observações e relatórios de estágio. A análise e reflexão perante os dados foi baseada no modelo de Narita (2015), que sugere que o professor de música deve buscar uma prática equilibrada entre saberes pedagógicos, saberes musicais e o reconhecimento da necessidade de diálogo com o mundo musical dos alunos. Ao fim da reflexão, conclui-se que o “ser docente” é um ser fluido, influenciado pelas experiências de sala de aula e experiências de vida.
Abstract: This work aims to reflect on what I have learned from my experience in a supervised teaching practice module (ESM 3), at the University of Brasilia. To do so, I have reflected on the teaching practice of the teachers with whom I worked during ESM 3 and the knowledge I acquired with them. This includes the different interactions I experienced and observed during ESM 3: teacher-myself, teacher-students and myself-student. In order to achieve this objective, a questionnaire was administered to the teachers. I also made some observations and field notes. Analysis and reflection of the data was based on Narita’s (2015) model, which suggests that music teachers should seek a balanced teaching practice, harmonising pedagogical knowledge, musical knowledge and establishing a dialogue with the musical worlds of the students. At the end of this work, I have concluded that “being a teacher” is a fluid being, influenced by classroom and life experiences.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2018.
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