Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Narita, Flávia Motoyama | - |
dc.contributor.author | Pantoja, Fernanda Lissa de Souza | - |
dc.identifier.citation | PANTOJA, Fernanda Lissa de Souza. Tornar-se professor(a): aprender a ensinar no estágio supervisionado em Música. 2018. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo refletir sobre minha aprendizagem docente no Estágio Supervisionado em Música 3 (ESM 3), na Universidade de Brasília. Para isso, a proposta foi refletir sobre a prática docente das professoras com quem atuei durante o ESM 3 e descrever que saberes adquiri com as diferentes interações que experienciei durante o ESM 3: docenteestagiário, docente-aluno e estagiário-aluno. Para atingir tal objetivo, as professoras responderam um questionário e foram realizadas observações e relatórios de estágio. A análise e reflexão perante os dados foi baseada no modelo de Narita (2015), que sugere que o professor de música deve buscar uma prática equilibrada entre saberes pedagógicos, saberes musicais e o reconhecimento da necessidade de diálogo com o mundo musical dos alunos. Ao fim da reflexão, conclui-se que o “ser docente” é um ser fluido, influenciado pelas experiências de sala de aula e experiências de vida. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estágios supervisionados | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de música | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.title | Tornar-se professor(a) : aprender a ensinar no estágio supervisionado em Música | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-05T16:31:18Z | - |
dc.date.available | 2021-02-05T16:31:18Z | - |
dc.date.submitted | 2018-12-12 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26625 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aims to reflect on what I have learned from my experience in a supervised teaching practice module (ESM 3), at the University of Brasilia. To do so, I have reflected on the teaching practice of the teachers with whom I worked during ESM 3 and the knowledge I acquired with them. This includes the different interactions I experienced and observed during ESM 3: teacher-myself, teacher-students and myself-student. In order to achieve this objective, a questionnaire was administered to the teachers. I also made some observations and field notes. Analysis and reflection of the data was based on Narita’s (2015) model, which suggests that music teachers should seek a balanced teaching practice, harmonising pedagogical knowledge, musical knowledge and establishing a dialogue with the musical worlds of the students. At the end of this work, I have concluded that “being a teacher” is a fluid being, influenced by classroom and life experiences. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Música
|