Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26623
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LyzanneVieiraDosSantos_tcc.pdf712,16 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A “audição musical” na escola Viraventos na perspectiva de duas professoras pedagogas
Autor(es): Santos, Lyzanne Vieira dos
Orientador(es): Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de
Assunto: Educação infantil
Educação de crianças
Educação musical
Música na educação
Escuta musical
Estratégias de ensino-aprendizagem
Data de apresentação: 17-Jun-2019
Data de publicação: 5-Fev-2021
Referência: SANTOS, Lyzanne Vieira dos. A “audição musical” na escola Viraventos na perspectiva de duas professoras pedagogas. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A “audição musical” na escola de Educação Infantil Viraventos, que adota a metodologia de Educação Personalizada de Victor Garcia Hoz consiste em um momento específico das aulas, em que é realizada, todos os dias, a escuta de peças musicais. Essa atividade é conduzida pelas professoras pedagogas. Foi realizado um estudo exploratório utilizando um questionário aberto respondido por duas professoras pedagogas, a fim de conhecer de que forma elas percebem a relação das crianças com a atividade de audição musical em suas aulas diárias. Especificamente, objetivou-se descrever os procedimentos das professoras nessa prática e apresentar quais efeitos dessa atividade elas observam no comportamento das crianças. Através das respostas pode-se perceber aspectos acerca da metodologia das audições, reações das crianças, conhecimentos e relações com saberes, contribuição das audições e a percepção das professoras sobre essa atividade. Com a análise foi possível perceber pontos relevantes acerca da escuta musical, dentre os quais: a importância do desenvolvimento da escuta atenta e de se refletir sobre a formação do hábito da escuta desde a Educação Infantil.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Música



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.