Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de | - |
dc.contributor.author | Santos, Lyzanne Vieira dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Lyzanne Vieira dos. A “audição musical” na escola Viraventos na perspectiva de duas professoras pedagogas. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A “audição musical” na escola de Educação Infantil Viraventos, que adota a
metodologia de Educação Personalizada de Victor Garcia Hoz consiste em um
momento específico das aulas, em que é realizada, todos os dias, a escuta de peças
musicais. Essa atividade é conduzida pelas professoras pedagogas. Foi realizado um
estudo exploratório utilizando um questionário aberto respondido por duas professoras
pedagogas, a fim de conhecer de que forma elas percebem a relação das crianças
com a atividade de audição musical em suas aulas diárias. Especificamente,
objetivou-se descrever os procedimentos das professoras nessa prática e apresentar
quais efeitos dessa atividade elas observam no comportamento das crianças. Através
das respostas pode-se perceber aspectos acerca da metodologia das audições,
reações das crianças, conhecimentos e relações com saberes, contribuição das
audições e a percepção das professoras sobre essa atividade. Com a análise foi
possível perceber pontos relevantes acerca da escuta musical, dentre os quais: a
importância do desenvolvimento da escuta atenta e de se refletir sobre a formação do
hábito da escuta desde a Educação Infantil. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação musical | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música na educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escuta musical | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estratégias de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A “audição musical” na escola Viraventos na perspectiva de duas professoras pedagogas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-05T16:23:32Z | - |
dc.date.available | 2021-02-05T16:23:32Z | - |
dc.date.submitted | 2019-06-17 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26623 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Música
|