Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26616
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RogerioCavalcanteDaSilva_tcc.pdf442,25 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A desburocratização dos serviços cartorários por meio da adoção de novas tecnologias nos serviços prestados pelos cartórios do DF
Autor(es): Silva, Rogério Cavalcante da
Orientador(es): Oliveira, Roque Magno de
Assunto: Desburocratização
Serviços cartorários
Data de apresentação: 27-Abr-2019
Data de publicação: 4-Fev-2021
Referência: SILVA, Rogério Cavalcante da. A desburocratização dos serviços cartorários por meio da adoção de novas tecnologias nos serviços prestados pelos cartórios do DF. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Anápolis – GO, 2019.
Resumo: O presente trabalho estudou a adoção de novas tecnologias junto aos serviços cartorários uma vez que notou que as tecnologias possibilitariam a desburocratização dos serviços oferecidos pelos cartórios. Levou-se em consideração ideias e pesquisas realizadas por Farias; Borges (2012); Farias et al. (2014) quanto ao uso de recursos tecnológicos para o autosserviço ou para proporcionar facilidades e rapidez nos serviços de atendimentos aos usuários buscando relacioná-los aos serviços prestados pelos cartórios. Observou-se que não há uma grande problemática quanto ao uso desses recursos, pois os usuários em sua maioria são adeptos à modernização dos serviços públicos, sejam eles virtuais ou presenciais. Notou-se, também, que a produtividade e a eficiência no trabalho têm um aumento considerável ao se alterar os processos das atividades e fluxos de informações. Assim sendo, viu-se que a modernização trará mais comodidade e conforto para as vidas dos cidadãos e com isso, uma menor burocratização e uma menor perda de tempo para se utilizar dos serviços prestados pelos cartórios.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.