Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26588
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MarliMartinsDeOliveira_tcc.pdf291,19 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Plano diretor e gestão urbana : análise da aplicação do Plano Diretor no município de Buritis - MG
Autor(es): Oliveira, Marli Martins de
Orientador(es): Freire, Fátima de Souza
Assunto: Administração municipal
Desenvolvimento urbano
Desenvolvimento sustentável
Plano diretor
Data de apresentação: 27-Abr-2019
Data de publicação: 3-Fev-2021
Referência: OLIVEIRA, Marli Martins de. Plano diretor e gestão urbana: análise da aplicação do Plano Diretor no município de Buritis - MG. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Buritis – MG, 2019.
Resumo: O objetivo do trabalho foi analisar como se dar a aplicação do Plano Diretor do Município de Buritis em Minas Gerais, abordando a atuação do poder público municipal, depois de instituída a Lei Complementar nº 025/2006, quanto ao desenvolvimento das funções econômicas, sociais e ambientais. Por meio de uma enquete semiestruturada, foram entrevistados quatro membros de Associações de Moradores de Bairro e cinco outros munícipes que relataram sobre a efetivação da aplicação do Plano Diretor no processo de desenvolvimento da região. Buscouse averiguar a percepção da população sobre a efetividade do Plano Diretor, demonstrando sua importância como instrumento de planejamento e gestão no desenvolvimento urbano e sustentável de Buritis. Constatou-se que o Plano Diretor de Buritis carece de efetividade em vários aspectos, entre eles, ser atualizado, com estratégia de desenvolvimento urbano envolvendo os diversos setores da sociedade. Os entrevistados apontaram as principais dificuldades que os moradores têm enfrentado no seu cotidiano pela falta de serviços públicos básicos com qualidade: saúde, educação, segurança, infraestrutura e saneamento. O surgimento de bairros sem o prévio planejamento gerou um desequilíbrio na cidade, causando principalmente o surgimento de doenças e pragas (escorpiões e mosquitos da dengue). Assim, conclui-se que os atuais problemas socioambientais existentes poderiam ser anenizados caso: (i) a população tivesse conhecimento da existência e participação na construção do Plano Diretor; (ii) os gestores públicos usassem o Plano Diretor de forma efetiva como instrumento de ação na organização de políticas públicas para o desenvolvimento equilibrado da cidade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.