Título: | O papel do marketing nas cooperativas : uma revisão literária sobre a satisfação dos cooperados |
Autor(es): | Jesus, Janaina Rodrigues de |
Orientador(es): | Miranda, Luciana de Oliveira |
Assunto: | Cooperativas agrícolas Marketing - estratégias Marketing - planejamento Endomarketing Benchmarking (Administração) |
Data de apresentação: | 6-Dez-2018 |
Data de publicação: | 3-Fev-2021 |
Referência: | JESUS, Janaina Rodrigues de. O papel do marketing nas cooperativas: uma revisão literária sobre a satisfação dos cooperados. 2018. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2018. |
Resumo: | O presente estudo investiga o papel do marketing nas cooperativas, com enfoque no processo
de satisfação dos cooperados. Por meio do referencial teórico adotado, apresenta o histórico
do cooperativismo no cenário nacional e internacional e discute o mix ou composto de
marketing como instrumento estratégico de gestão para as cooperativas; o endomarketing
como ferramenta estratégica para aprofundar o conhecimento da dinâmica interna da
cooperativa, dos seus associados e dos demais colaboradores envolvidos e o benchmarking
como medida estratégica para que as cooperativas possam identificar e adaptar as melhores
ações desenvolvidas no ambiente mercadológico. Além disso, menciona a presença de outros
tipos de marketing e as suas respectivas ferramentas estratégicas que podem ser
implementadas nas cooperativas. Em seguida, realiza a revisão sistemática para identificar e
descrever os tipos de marketing aplicados nas cooperativas, tendo como base os documentos
científicos publicados nas bases de dados da CAPES, do SciELO e da BDTD/IBICT. Como
resultado da pesquisa qualitativa e descritiva, constata a presença significativa dos seguintes
tipos de marketing e as suas respectivas ferramentas estratégias no âmbito das cooperativas e
dos documentos selecionados em consonância com os objetivos da pesquisa: o mix ou
composto de marketing; o marketing de relacionamento; o marketing estratégico; o marketing
rural e o marketing social. Conclui que o papel do marketing é estratégico para a criação e o
aprimoramento dos produtos e dos serviços das cooperativas para satisfazer as necessidades
específicas dos cooperados, bem como para a manutenção da competitividade dessas
associações no ambiente mercadológico. |
Abstract: | The present study investigates the role of marketing in cooperatives, focusing on the process
of satisfaction of cooperative members. Through the adopted theoretical framework, it
presents the history of cooperativism in the national and international scenario and discusses
the marketing mix or compound as a strategic management tool for cooperatives; the
endomarketing as a strategic tool to deepen the knowledge of the internal dynamics of the
cooperative, its associates and the other collaborators involved and the benchmarking as a
strategic measure so that the cooperatives can identify and adapt the best actions developed in
the market environment. In addition, it mentions the presence of other types of marketing and
their respective strategic tools that can be implemented in cooperatives. It then carries out the
systematic review to identify and describe the types of marketing applied in cooperatives,
based on the scientific documents published in CAPES, SciELO and BDTD / IBICT
databases. As a result of the qualitative and descriptive research, it notes the significant
presence of the following types of marketing and their respective strategies tools within the
scope of cooperatives and the selected documents in line with the research objectives: the
marketing mix or compound; relationship marketing; strategic marketing; rural marketing and
social marketing. It concludes that the role of marketing is strategic for the creation and
improvement of cooperative products and services to meet the specific needs of the
cooperative, as well as to maintain the competitiveness of these associations in the market
environment. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2018. |
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Aparece na Coleção: | Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina
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