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dc.contributor.advisorMiranda, Luciana de Oliveira-
dc.contributor.authorJesus, Janaina Rodrigues de-
dc.identifier.citationJESUS, Janaina Rodrigues de. O papel do marketing nas cooperativas: uma revisão literária sobre a satisfação dos cooperados. 2018. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo investiga o papel do marketing nas cooperativas, com enfoque no processo de satisfação dos cooperados. Por meio do referencial teórico adotado, apresenta o histórico do cooperativismo no cenário nacional e internacional e discute o mix ou composto de marketing como instrumento estratégico de gestão para as cooperativas; o endomarketing como ferramenta estratégica para aprofundar o conhecimento da dinâmica interna da cooperativa, dos seus associados e dos demais colaboradores envolvidos e o benchmarking como medida estratégica para que as cooperativas possam identificar e adaptar as melhores ações desenvolvidas no ambiente mercadológico. Além disso, menciona a presença de outros tipos de marketing e as suas respectivas ferramentas estratégicas que podem ser implementadas nas cooperativas. Em seguida, realiza a revisão sistemática para identificar e descrever os tipos de marketing aplicados nas cooperativas, tendo como base os documentos científicos publicados nas bases de dados da CAPES, do SciELO e da BDTD/IBICT. Como resultado da pesquisa qualitativa e descritiva, constata a presença significativa dos seguintes tipos de marketing e as suas respectivas ferramentas estratégias no âmbito das cooperativas e dos documentos selecionados em consonância com os objetivos da pesquisa: o mix ou composto de marketing; o marketing de relacionamento; o marketing estratégico; o marketing rural e o marketing social. Conclui que o papel do marketing é estratégico para a criação e o aprimoramento dos produtos e dos serviços das cooperativas para satisfazer as necessidades específicas dos cooperados, bem como para a manutenção da competitividade dessas associações no ambiente mercadológico.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCooperativas agrícolaspt_BR
dc.subject.keywordMarketing - estratégiaspt_BR
dc.subject.keywordMarketing - planejamentopt_BR
dc.subject.keywordEndomarketingpt_BR
dc.subject.keywordBenchmarking (Administração)pt_BR
dc.titleO papel do marketing nas cooperativas : uma revisão literária sobre a satisfação dos cooperadospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-02-03T16:43:24Z-
dc.date.available2021-02-03T16:43:24Z-
dc.date.submitted2018-12-06-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26567-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present study investigates the role of marketing in cooperatives, focusing on the process of satisfaction of cooperative members. Through the adopted theoretical framework, it presents the history of cooperativism in the national and international scenario and discusses the marketing mix or compound as a strategic management tool for cooperatives; the endomarketing as a strategic tool to deepen the knowledge of the internal dynamics of the cooperative, its associates and the other collaborators involved and the benchmarking as a strategic measure so that the cooperatives can identify and adapt the best actions developed in the market environment. In addition, it mentions the presence of other types of marketing and their respective strategic tools that can be implemented in cooperatives. It then carries out the systematic review to identify and describe the types of marketing applied in cooperatives, based on the scientific documents published in CAPES, SciELO and BDTD / IBICT databases. As a result of the qualitative and descriptive research, it notes the significant presence of the following types of marketing and their respective strategies tools within the scope of cooperatives and the selected documents in line with the research objectives: the marketing mix or compound; relationship marketing; strategic marketing; rural marketing and social marketing. It concludes that the role of marketing is strategic for the creation and improvement of cooperative products and services to meet the specific needs of the cooperative, as well as to maintain the competitiveness of these associations in the market environment.pt_BR
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



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