Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2653
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_MarcelloKatalinicDutra.pdf386,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo de caso sobre a implantação de um sistema de apoio à decisão
Autor(es): Dutra, Marcello Katalinic
Orientador(es): Santos, Rildo Ribeiro dos
Assunto: Processo decisório
Sistemas de informações gerenciais
Data de apresentação: 2010
Data de publicação: 28-Jan-2012
Referência: DUTRA, Marcello Katalinic. Estudo de caso sobre a implantação de um sistema de apoio à decisão. 2010. 80 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: No início do século 21 vemos grandes mudanças na forma de gerenciamento das empresas que passaram a contar fortemente com apoio de computadores para a tomada de decisão. Cada vez mais os administradores buscam apoio nos dados gerados pelos sistemas da empresa e nos dados presentes na Web. A grande quantidade de dados gerados e armazenados passou a ser de difícil interpretação sem o apoio de computadores e o principal problema passou a ser a escolha, dentre os dados disponíveis, daqueles relevantes. Nos dias de hoje, as empresas podem contar facilmente com Intranets e a Internet para fornecer aplicativos de análise de desempenho que são de grande valor aos administradores responsáveis pelas decisões nas empresas. Nesse contexto, esse estudo investigou nessa pesquisa a contribuição das ferramentas da tecnologia da informação, especificamente as de Business Intelligence (BI) que permitem o armazenamento, consulta, cruzamento, agrupamento e extração de dados, com o uso de técnicas, métodos e ferramentas a fim de transformá-los em informações úteis e auxiliar no processo decisório. O estudo foi conduzido por meio de pesquisa de campo, especialmente de um estudo de caso, em que o assunto pôde ser analisado em detalhes. Para tanto, fez-se uma entrevista diagnóstica e aplicou-se um questionário, orientadas por um roteiro previamente elaborado, bem como foram analisados documentos internos, registros em arquivos e observação direta como fonte de evidências. Os resultados obtidos mostraram que o sistema foi bem aceito na organização, porém sua utilização ainda é feita de forma modesta, sobretudo pela falta de treinamento e pelos problemas da cultura organizacional. Conclui-se pela importância da utilização de sistemas de apoio à decisão no gerenciamento dos dados e informações.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.TCC.2653
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons