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Título: O Estado e os problemas contemporâneos : a corrupção e os problemas sociais brasileiros
Autor(es): Pimentel, Julio Cezar
Orientador(es): Coêlho, Denilson Bandeira
Assunto: Problemas sociais
Corrupção
Educação
Data de apresentação: 12-Abr-2019
Data de publicação: 2-Fev-2021
Referência: PIMENTEL, Julio Cezar. O Estado e os problemas contemporâneos: a corrupção e os problemas sociais brasileiros. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta, de maneira concisa, porém racional, considerações a respeito da estreita relação entre a corrupção e os principais problemas sociais brasileiros. Realizando um apanhado de quais seriam as principais causas motivadoras da corrupção no país, na visão de economistas, juristas, sociólogos e da população em geral. Analisa-se também as recentes alterações de comportamento que a sociedade brasileira vem apresentando em continuas manifestações de insatisfação com a baixa qualidade dos serviços públicos prestados pelo Estado em contrapartida aos altos índices de corrupção comprovada. Utilizou-se, para a realização desse trabalho o método hipotético-indutivo de observação sistemática, aliada a pesquisa bibliográfica. Concluindo que a baixa qualidade educacional do povo brasileiro, aliada a um relativo desconhecimento de noções básicas de cidadania contribui sensivelmente para o agravamento da situação. Necessitando, portanto, reestruturar o sistema educacional vigente para que busque melhores resultados qualitativos e não somente quantitativos.
Abstract: This Concluding Work presents, in a concise but rational way, considerations about the close relationship between corruption and the main Brazilian social problems. Taking a look at what would be the main causes of corruption in the country, in the eyes of economists, jurists, sociologists and the population in general. We also analyze the recent changes in behavior that Brazilian society has been presenting in continuous manifestations of dissatisfaction with the low quality of public services provided by the State in exchange for the high rates of proven corruption. The hypothetical-inductive method of systematic observation, allied to the bibliographic research, was used for the accomplishment of this work. Concluding that the low educational quality of the Brazilian people, together with a relative lack of knowledge of basic notions of citizenship, contributes significantly to the worsening of the situation. Need, therefore, to restructure the current educational system so that it seeks better qualitative and not only quantitative results.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
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