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Título: Avaliação do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e sua execução na área rural do município de Cavalcante -GO no período 2013-2016
Autor(es): Torres, Josenite Francisco de
Orientador(es): Farias, Josivania Silva
Assunto: Políticas públicas
Educação
Cavalcante (GO)
Data de apresentação: 27-Abr-2019
Data de publicação: 29-Jan-2021
Referência: TORRES, Josenite Francisco de. Avaliação do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e sua execução na área rural do município de Cavalcante -GO no período 2013-2016. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Cavalcante - GO , 2019.
Resumo: O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), é um dos programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, é responsável pela captação de recursos financeiros para o desenvolvimento de uma gama de programas que visam à melhoria da qualidade da educação brasileira. O objetivo deste estudo é analisar a execução do programa de política pública PDDE na Área Rural do Município de Cavalcante-GO entre os anos de 2013 e 2016. O estudo foi realizado por meio de entrevista com a gestora de escolas localizadas na Zona Rural do Município de Cavalcante-GO, com o intuito de analisar o PDDE como uma Política Pública e a sua execução entre os períodos de 2013 a 2016. No Município, existem 18 escolas rurais com 494 alunos. Para tanto, essas escolas possuem apenas uma gestora, a qual fez parte da pesquisa. A coleta de dados foi através de entrevista estruturada por meio de roteiro de perguntas com perguntas abertas, realizada com a gestora e outro roteiro direcionado às entrevistas com dez pais dos alunos, além da pesquisa documental com documentos obtidos na Secretaria de Educação de Cavalcante-GO. Como resultados, verificou-se que o PDDE, é uma medida de política educacional que visa promover a autonomia e a democratização da gestão escolar em um processo de descentralização das políticas públicas. A autonomia das escolas em aplicar esses recursos implica em necessidade de acompanhamento e participação da comunidade escolar nas decisões de aplicação desses recursos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil (UAB), Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
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