Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/26472
Título: | Avaliação do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e sua execução na área rural do município de Cavalcante -GO no período 2013-2016 |
Autor(es): | Torres, Josenite Francisco de |
Orientador(es): | Farias, Josivania Silva |
Assunto: | Políticas públicas Educação Cavalcante (GO) |
Data de apresentação: | 27-Abr-2019 |
Data de publicação: | 29-Jan-2021 |
Referência: | TORRES, Josenite Francisco de. Avaliação do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e sua execução na área rural do município de Cavalcante -GO no período 2013-2016. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Cavalcante - GO , 2019. |
Resumo: | O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), é um dos programas do Fundo Nacional de
Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, é
responsável pela captação de recursos financeiros para o desenvolvimento de uma gama de
programas que visam à melhoria da qualidade da educação brasileira. O objetivo deste estudo
é analisar a execução do programa de política pública PDDE na Área Rural do Município de
Cavalcante-GO entre os anos de 2013 e 2016. O estudo foi realizado por meio de entrevista
com a gestora de escolas localizadas na Zona Rural do Município de Cavalcante-GO, com o
intuito de analisar o PDDE como uma Política Pública e a sua execução entre os períodos de
2013 a 2016. No Município, existem 18 escolas rurais com 494 alunos. Para tanto, essas
escolas possuem apenas uma gestora, a qual fez parte da pesquisa. A coleta de dados foi
através de entrevista estruturada por meio de roteiro de perguntas com perguntas abertas,
realizada com a gestora e outro roteiro direcionado às entrevistas com dez pais dos alunos,
além da pesquisa documental com documentos obtidos na Secretaria de Educação de
Cavalcante-GO. Como resultados, verificou-se que o PDDE, é uma medida de política
educacional que visa promover a autonomia e a democratização da gestão escolar em um
processo de descentralização das políticas públicas. A autonomia das escolas em aplicar esses
recursos implica em necessidade de acompanhamento e participação da comunidade escolar
nas decisões de aplicação desses recursos. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil (UAB), Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Gestão Pública Municipal
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.