Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Farias, Josivania Silva | - |
dc.contributor.author | Torres, Josenite Francisco de | - |
dc.identifier.citation | TORRES, Josenite Francisco de. Avaliação do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e sua execução na área rural do município de Cavalcante -GO no período 2013-2016. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Cavalcante - GO , 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil (UAB), Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), é um dos programas do Fundo Nacional de
Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, é
responsável pela captação de recursos financeiros para o desenvolvimento de uma gama de
programas que visam à melhoria da qualidade da educação brasileira. O objetivo deste estudo
é analisar a execução do programa de política pública PDDE na Área Rural do Município de
Cavalcante-GO entre os anos de 2013 e 2016. O estudo foi realizado por meio de entrevista
com a gestora de escolas localizadas na Zona Rural do Município de Cavalcante-GO, com o
intuito de analisar o PDDE como uma Política Pública e a sua execução entre os períodos de
2013 a 2016. No Município, existem 18 escolas rurais com 494 alunos. Para tanto, essas
escolas possuem apenas uma gestora, a qual fez parte da pesquisa. A coleta de dados foi
através de entrevista estruturada por meio de roteiro de perguntas com perguntas abertas,
realizada com a gestora e outro roteiro direcionado às entrevistas com dez pais dos alunos,
além da pesquisa documental com documentos obtidos na Secretaria de Educação de
Cavalcante-GO. Como resultados, verificou-se que o PDDE, é uma medida de política
educacional que visa promover a autonomia e a democratização da gestão escolar em um
processo de descentralização das políticas públicas. A autonomia das escolas em aplicar esses
recursos implica em necessidade de acompanhamento e participação da comunidade escolar
nas decisões de aplicação desses recursos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cavalcante (GO) | pt_BR |
dc.title | Avaliação do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e sua execução na área rural do município de Cavalcante -GO no período 2013-2016 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-29T20:54:12Z | - |
dc.date.available | 2021-01-29T20:54:12Z | - |
dc.date.submitted | 2019-04-27 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26472 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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Aparece na Coleção: | Gestão Pública Municipal
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