Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26470
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_PauloIsidroLorencini_tcc.pdf745,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Sistema de controle interno municipal : cumprimento das atribuições constitucionais dos municípios pertencentes a região da AMEOSC - Santa Catarina
Autor(es): Lorencini, Paulo Isidoro
Orientador(es): Campos, Edmilson Soares
Assunto: Controle interno
Administração municipal
Administração pública
Data de apresentação: 27-Abr-2019
Data de publicação: 29-Jan-2021
Referência: LORENCINI, Paulo Isidoro. Sistema de controle interno municipal: cumprimento das atribuições constitucionais dos municípios pertencentes a região da AMEOSC - Santa Catarina. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, São Miguel do Oeste - SC, 2019.
Resumo: O sistema de controle interno municipal é de suma importância para que a Gestão pública municipal seja provida de eficiência e legalidade, tendo em vista essa premissa o presente estudo tem como objetivo verificar se as exigências mínimas, impostas pela Constituição Federal ao Sistema de Controle Interno, são cumpridas pelos municípios da região da AMEOSC- Santa Catarina. O estudo caracteriza-se como descritivo com abordagem qualitativa. A população da presente pesquisa compreendeu nos 19 municípios pertencentes a região da AMEOSC, no entanto a amostra fora composta pelo 12 municípios respondentes ainda há de se mencionar que o presente estudo, no que tange a sua população e amostra, caracteriza-se como não probabilístico e intencional. Os dados da pesquisa foram coletados através de entrevista aplicadas aos responsáveis pelo órgão de controle interno dos municípios através da ferramenta Google Docs, ainda foram buscadas informações em dados documentais de órgãos como Ministério Público e Tribunal de contas de Santa Catarina. Os resultados evidenciam, que os municípios pesquisados não cumprem integralmente todas e exigências constitucionais impostas, sendo que os principais fatores apontados para tal fato são a falta de estrutura de pessoal compatível com as atribuições e a falta de comprometimento dos gestores.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.