Título: | Experiência prática de regência no projeto de residência pedagógica : duas propostas didático-pedagógicas em literatura e a abordagem acerca dos direitos humanos no ambiente escolar |
Autor(es): | Craveiro, Laís Thamara Vieira |
Orientador(es): | Araújo, Adriana de Fátima Barbosa |
Assunto: | Literatura - educação Direitos humanos Didática Literatura - estudo e ensino Literatura e sociedade Professores de português - formação Aprendizagem |
Data de apresentação: | 20-Dez-2019 |
Data de publicação: | 27-Jan-2021 |
Referência: | CRAVEIRO, Laís Thamara Vieira. Experiência prática de regência no projeto de residência pedagógica: duas propostas didático-pedagógicas em literatura e a abordagem acerca dos direitos humanos no ambiente escolar. 2019. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Tendo como laboratório experimental uma escola periférica do Distrito Federal, para a
realização do Projeto de Residência Pedagógica da CAPES, o presente trabalho visa
apresentar duas propostas didático-pedagógicas em Literatura, que pensem, em conjunto,
acerca do papel dos Direitos Humanos na sociedade, partindo de um universo micro para
questões macro em sala de aula. No primeiro momento, serão apresentados os fatores teóricos
que conduziram aos dois projetos didáticos, para que, no segundo momento, a metodologia
escolhida esteja bem fundamentada quando apresentada e, por fim, refletindo o processo da
regência contrastando os planos idealizados e os praticados em sala sob a perspectiva do
aluno-professor em formação em Letras Língua Portuguesa e Respectiva Literatura. |
Abstract: | Having as an experimental laboratory a peripheral school of the Federal District, for the
realization of the CAPES Pedagogical Residence Project, the present work aims to present
two didactic-pedagogical proposals in Literature that think together about the role of Human
Rights in society, starting from a micro universe to macro issues in the classroom. In the first
moment, the theoretical factors that led to the two didactic projects will be presented, so that,
in the second moment, the chosen methodology is well-founded when presented and, finally,
reflecting the regency process, contrasting the idealized plans and those practiced in the
classroom from the perspective of the student-teacher in training in Portuguese Language and
Literature. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literatura, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.