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Título: Experiência prática de regência no projeto de residência pedagógica : duas propostas didático-pedagógicas em literatura e a abordagem acerca dos direitos humanos no ambiente escolar
Autor(es): Craveiro, Laís Thamara Vieira
Orientador(es): Araújo, Adriana de Fátima Barbosa
Assunto: Literatura - educação
Direitos humanos
Didática
Literatura - estudo e ensino
Literatura e sociedade
Professores de português - formação
Aprendizagem
Data de apresentação: 20-Dez-2019
Data de publicação: 27-Jan-2021
Referência: CRAVEIRO, Laís Thamara Vieira. Experiência prática de regência no projeto de residência pedagógica: duas propostas didático-pedagógicas em literatura e a abordagem acerca dos direitos humanos no ambiente escolar. 2019. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Tendo como laboratório experimental uma escola periférica do Distrito Federal, para a realização do Projeto de Residência Pedagógica da CAPES, o presente trabalho visa apresentar duas propostas didático-pedagógicas em Literatura, que pensem, em conjunto, acerca do papel dos Direitos Humanos na sociedade, partindo de um universo micro para questões macro em sala de aula. No primeiro momento, serão apresentados os fatores teóricos que conduziram aos dois projetos didáticos, para que, no segundo momento, a metodologia escolhida esteja bem fundamentada quando apresentada e, por fim, refletindo o processo da regência contrastando os planos idealizados e os praticados em sala sob a perspectiva do aluno-professor em formação em Letras Língua Portuguesa e Respectiva Literatura.
Abstract: Having as an experimental laboratory a peripheral school of the Federal District, for the realization of the CAPES Pedagogical Residence Project, the present work aims to present two didactic-pedagogical proposals in Literature that think together about the role of Human Rights in society, starting from a micro universe to macro issues in the classroom. In the first moment, the theoretical factors that led to the two didactic projects will be presented, so that, in the second moment, the chosen methodology is well-founded when presented and, finally, reflecting the regency process, contrasting the idealized plans and those practiced in the classroom from the perspective of the student-teacher in training in Portuguese Language and Literature.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literatura, 2019.
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