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dc.contributor.advisorNakagome, Patrícia Trindade-
dc.contributor.authorAraújo, Bruna Pontes de-
dc.identifier.citationARAÚJO, Bruna Pontes de. Vidas secas: uma leitura além do rótulo. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literatura, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA Literatura, como todo campo consolidado, possui sistematizações que a organizam e mantêm. Dentro dessas sistematizações, encontram-se as linhas teóricas, as definições das obras, a categorizações de autores. De fato, isso é uma necessidade, mas, além disso, uma sistematização marca um texto literário e estabelecem-se, então, cristalizações acerca dele, sendo elas capazes de definir a forma como ele será lido. Essa definição limita possibilidades que estão além do que havia previamente determinado, mas que existem no texto. Analisamos, então, Vidas Secas, de Graciliano Ramos, considerando a crítica construída por Antonio Candido e a valorização da leitura - impondo seu peso sobre a obra lida -, de Terry Eagleton. Este trabalho, por meio de uma releitura de tal obra, levanta questionamentos sobre quais as possibilidades de leitura um texto tão marcado pela sistematização do cânone e pelo próprio título oferece ao leitor que se proponha enxergar algo além de seu rótulo. Atribuindo novas possibilidades ao texto em questão, percebemos que o rótulo é de fato um limitante, porém a consequência maior se dá, no contexto analisado, em um silenciamento e distanciamento da obra para com o leitor, bem como da potencialidade desta em relação à vida e suas representatividades.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura brasileira - crítica, interpretação, etcpt_BR
dc.subject.keywordRamos, Graciliano, 1892 - 1953. Vidas Secas.pt_BR
dc.subject.keywordCrítica literáriapt_BR
dc.titleVidas secas : uma leitura além do rótulopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-01-27T12:04:24Z-
dc.date.available2021-01-27T12:04:24Z-
dc.date.submitted2019-07-24-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26444-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Literature, as every consolidated knowledge area, has systematizations that organize it and keep it. Within theses systematizations, theories, definitions of books and the categorization of authors are found. Indeed, it is necessary, but, in the other hand, a systematization makes a literary text highlighted, what crystallizes the piece of literature, in order to define the way a person should read it. This definition puts a limit in the possibilities are beyond the determinations; however, it is observed in the text. Then, we analyze Vidas Secas, by Graciliano Ramos, considering the critics which were built by Antonio Candido, and the valorization of reading - enforcing a value on the read text -, by Terry Eagleton. By re-reading the analyzed piece of the literature, this project questions the reading possibilities a text which is so marked by the canon’s systematization and by its own title offers to the reader who is proposed to see something beyond the label. By assigning new possibilities to the referred text, we realize the label brings a impossibility indeed; nevertheless, the biggest consequence appears, in this context, as a silencing and a detachment of the piece of literature related to the reader, and also related to the its potentiality related to life and what it represents.pt_BR
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