Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Dimitrov, Eduardo | - |
dc.contributor.author | Costa, Marcela Rossiter Lima | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Marcela Rossiter Lima. Anésia Pacheco e Chaves: arte e gênero na São Paulo da segunda metade do século XX. 2020. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir de fontes primárias como jornais, catálogos de exposições e
relatos, a pesquisa estabelece uma primeira aproximação, inédita, a um projeto
de crítica feminista da arte que se inicia nos anos setenta no Brasil. Atravessa-se
diferentes movimentos, nas artes visuais e na sociedade, nos planos
internacional, nacional e local, tendo como fio condutor a trajetória de Anésia
Pacheco e Chaves, artista e crítica pertencente a elite cultural da cidade de São
Paulo. Articula-se, dessa maneira, personagens, eventos e ideias que produzem
discursos e teorizações feministas na crítica e História da Arte no país no decorrer
da segunda metade do século XX. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres - representações | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres artistas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres famosas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres na arte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Feminismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura brasileira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Representatividade social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte - aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte e política | pt_BR |
dc.title | Anésia Pacheco e Chaves : arte e gênero na São Paulo da segunda metade do século XX | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-25T13:06:27Z | - |
dc.date.available | 2021-01-25T13:06:27Z | - |
dc.date.submitted | 2020-09-15 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26413 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | By examining primary sources such as newspapers, exhibition catalogs and
public statements, the study establishes a first, unprecedented, approach to a
feminist art criticism project that began in the seventies in Brazil. Broader
movements in the visual arts and in society, at international, national and local
levels, are cross-analyzed with the trajectory of Anésia Pacheco e Chaves, an
artist and critic belonging to the cultural elite of the city of São Paulo. In this way,
the study articulates characters, events and ideas that produce feminist discourses
and theorizations in Art Criticism and History in the country during the second half
of the 20th century. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Sociais - Sociologia
|