Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26413
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MarcelaRossiterLimaCosta_tcc.pdf1,1 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDimitrov, Eduardo-
dc.contributor.authorCosta, Marcela Rossiter Lima-
dc.identifier.citationCOSTA, Marcela Rossiter Lima. Anésia Pacheco e Chaves: arte e gênero na São Paulo da segunda metade do século XX. 2020. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA partir de fontes primárias como jornais, catálogos de exposições e relatos, a pesquisa estabelece uma primeira aproximação, inédita, a um projeto de crítica feminista da arte que se inicia nos anos setenta no Brasil. Atravessa-se diferentes movimentos, nas artes visuais e na sociedade, nos planos internacional, nacional e local, tendo como fio condutor a trajetória de Anésia Pacheco e Chaves, artista e crítica pertencente a elite cultural da cidade de São Paulo. Articula-se, dessa maneira, personagens, eventos e ideias que produzem discursos e teorizações feministas na crítica e História da Arte no país no decorrer da segunda metade do século XX.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMulheres - representaçõespt_BR
dc.subject.keywordMulheres artistaspt_BR
dc.subject.keywordMulheres famosaspt_BR
dc.subject.keywordMulheres na artept_BR
dc.subject.keywordBrasilpt_BR
dc.subject.keywordFeminismopt_BR
dc.subject.keywordCultura brasileirapt_BR
dc.subject.keywordRepresentatividade socialpt_BR
dc.subject.keywordArte - aspectos sociaispt_BR
dc.subject.keywordArte e políticapt_BR
dc.titleAnésia Pacheco e Chaves : arte e gênero na São Paulo da segunda metade do século XXpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-01-25T13:06:27Z-
dc.date.available2021-01-25T13:06:27Z-
dc.date.submitted2020-09-15-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26413-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1By examining primary sources such as newspapers, exhibition catalogs and public statements, the study establishes a first, unprecedented, approach to a feminist art criticism project that began in the seventies in Brazil. Broader movements in the visual arts and in society, at international, national and local levels, are cross-analyzed with the trajectory of Anésia Pacheco e Chaves, an artist and critic belonging to the cultural elite of the city of São Paulo. In this way, the study articulates characters, events and ideas that produce feminist discourses and theorizations in Art Criticism and History in the country during the second half of the 20th century.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.