Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26392
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_VitoriaBeatrizSantosRodrigues_tcc.pdf383,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As políticas de ações afirmativas no ensino superior público : um balanço dos projetos de leis e da produção acadêmica (1980-2019)
Autor(es): Rodrigues, Vitória Beatriz Santos
Orientador(es): Oliva, Anderson Ribeiro
Assunto: Ensino superior
Ensino superior e Estado
Projetos de lei
Projetos educacionais
Cotas raciais - universidades
Políticas públicas educacionais
Ações afirmativas - modelo afirmativo racial
Ações afirmativas - modelo afirmativo social
Universidades e faculdades - ações afirmativas
Produção científica
Data de apresentação: 10-Dez-2019
Data de publicação: 22-Jan-2021
Referência: RODRIGUES, Vitória Beatriz Santos. As políticas de ações afirmativas no ensino superior público: um balanço dos projetos de leis e da produção acadêmica (1980-2019). 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O debate acerca das proposições das políticas de ações afirmativas para a democratização do ensino superior público no Brasil iniciou-se no final do século XX, tendo suas primeiras experiências no começo do século XXI. Este trabalho tem como objetivo analisar os Projetos de Leis que foram apresentados, entre 1980 e 2000, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal com o objetivo de reservar vagas para estudantes negros nas Universidades, conhecidos como cotas raciais. Ao longo da última década tais projetos provocaram nas universidades públicas brasileiras um intenso debate. Com uma perspectiva histórica, o intuito deste trabalho consiste também em apreender as especificidades desses debates, conhecendo o histórico das políticas públicas de ações afirmativas e a permanência na atual década dos discursos que surgiram no início do século XXI. A questão das políticas afirmativas tornou-se um campo polêmico, polarizado e uma temática que está constantemente na imprensa, nas agendas políticas e na sociedade como um todo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.