Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Oliva, Anderson Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Vitória Beatriz Santos | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Vitória Beatriz Santos. As políticas de ações afirmativas no ensino superior público: um balanço dos projetos de leis e da produção acadêmica (1980-2019). 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O debate acerca das proposições das políticas de ações afirmativas para a democratização do
ensino superior público no Brasil iniciou-se no final do século XX, tendo suas primeiras
experiências no começo do século XXI. Este trabalho tem como objetivo analisar os Projetos
de Leis que foram apresentados, entre 1980 e 2000, na Câmara dos Deputados e no Senado
Federal com o objetivo de reservar vagas para estudantes negros nas Universidades,
conhecidos como cotas raciais. Ao longo da última década tais projetos provocaram nas
universidades públicas brasileiras um intenso debate. Com uma perspectiva histórica, o
intuito deste trabalho consiste também em apreender as especificidades desses debates,
conhecendo o histórico das políticas públicas de ações afirmativas e a permanência na atual
década dos discursos que surgiram no início do século XXI. A questão das políticas
afirmativas tornou-se um campo polêmico, polarizado e uma temática que está
constantemente na imprensa, nas agendas políticas e na sociedade como um todo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior e Estado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Projetos de lei | pt_BR |
dc.subject.keyword | Projetos educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cotas raciais - universidades | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ações afirmativas - modelo afirmativo racial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ações afirmativas - modelo afirmativo social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidades e faculdades - ações afirmativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Produção científica | pt_BR |
dc.title | As políticas de ações afirmativas no ensino superior público : um balanço dos projetos de leis e da produção acadêmica (1980-2019) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-22T12:44:26Z | - |
dc.date.available | 2021-01-22T12:44:26Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-10 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26392 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | História
|