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dc.contributor.advisorOliva, Anderson Ribeiro-
dc.contributor.authorRodrigues, Vitória Beatriz Santos-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Vitória Beatriz Santos. As políticas de ações afirmativas no ensino superior público: um balanço dos projetos de leis e da produção acadêmica (1980-2019). 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO debate acerca das proposições das políticas de ações afirmativas para a democratização do ensino superior público no Brasil iniciou-se no final do século XX, tendo suas primeiras experiências no começo do século XXI. Este trabalho tem como objetivo analisar os Projetos de Leis que foram apresentados, entre 1980 e 2000, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal com o objetivo de reservar vagas para estudantes negros nas Universidades, conhecidos como cotas raciais. Ao longo da última década tais projetos provocaram nas universidades públicas brasileiras um intenso debate. Com uma perspectiva histórica, o intuito deste trabalho consiste também em apreender as especificidades desses debates, conhecendo o histórico das políticas públicas de ações afirmativas e a permanência na atual década dos discursos que surgiram no início do século XXI. A questão das políticas afirmativas tornou-se um campo polêmico, polarizado e uma temática que está constantemente na imprensa, nas agendas políticas e na sociedade como um todo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordEnsino superior e Estadopt_BR
dc.subject.keywordProjetos de leipt_BR
dc.subject.keywordProjetos educacionaispt_BR
dc.subject.keywordCotas raciais - universidadespt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subject.keywordAções afirmativas - modelo afirmativo racialpt_BR
dc.subject.keywordAções afirmativas - modelo afirmativo socialpt_BR
dc.subject.keywordUniversidades e faculdades - ações afirmativaspt_BR
dc.subject.keywordProdução científicapt_BR
dc.titleAs políticas de ações afirmativas no ensino superior público : um balanço dos projetos de leis e da produção acadêmica (1980-2019)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-01-22T12:44:26Z-
dc.date.available2021-01-22T12:44:26Z-
dc.date.submitted2019-12-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26392-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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