Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2639
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LeiladeBarrosSousa.pdf1,34 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Crescimento do mercado imobiliário no Distrito Federal na última década : razões dessa expansão
Autor(es): Sousa, Leila de Barros
Orientador(es): Almeida, Riezo Silva
Oliveira Neto, José Carneiro da Cunha
Assunto: Mercado imobiliário - Distrito Federal (Brasil)
Data de apresentação: 9-Abr-2011
Data de publicação: 27-Jan-2012
Referência: SOUZA, Leila de Barros. Crescimento do mercado imobiliário no Distrito Federal na última década: razões dessa expansão. 2011. 61 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O mercado imobiliário possui relevante papel econômico por refletir a oferta e procura de bens de elevado valor que demandam, em geral, longo período de sacrifícios econômicos na forma de poupança ou endividamento. Desse modo, buscou-se investigar os mecanismos de tomada de decisão dos agentes econômicos envolvidos, as preferências desses e a solidez das bases sobre as quais se assentam a demanda por imóveis, com foco no mercado imobiliário do Distrito Federal (DF), visando entender as razões do acentuado crescimento desse mercado na última década. O estudo aponta que o mercado imobiliário do DF vive um ciclo virtuoso de crescimento, impulsionado por demanda real decorrente de fatores econômicos associados a elementos geopolíticos específicos, que acarretam limitação da quantidade de novos imóveis no quadrilátero, no qual se situa o DF. Esse ciclo não reflete a formação de uma bolha imobiliária e somente será interrompido na hipótese de mudanças bruscas nos rumos da economia nacional e local que provoquem a redução da renda das famílias, escassez e encarecimento do crédito bancário destinado ao financiamento de imóveis.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons